No rastro do barril a quase US$100, OPEP aumenta a produção

0
.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) está, alegadamente, a aumentar em segredo o nível de produção de petróleo, já que os preços dos barris da matéria-prima se aproximam dos 100 dólares, diz o “Financial Times”.
.
A Agência Internacional de Energia divulgou esta informação, mesmo apesar das notícias que têm vindo a público. De acordo com os anteriores dados, os países membros da associação, como o Irã e os Emirados Árabes Unidos, dizem não haver necessidade de maior produção, até porque, oficialmente, os níveis de exploração do “ouro negro” foram mantidos sem qualquer alteração no encontro no mês passado.
.
“Parece que há um reconhecimento implícito por parte de alguns produtores da necessidade de ajustar os níveis de produção atuais, para tentar colocar alguma calma no mercado”, declarou a autoridade internacional no seu relatório mensal.
.
A Arábia Saúdita é um exemplo de um membro que está a contribuir para este comportamento de aumento dos valores de petróleo explorado. A Agência informa, segundo o FT, que foram aí colocados no mercado 8,6 milhões de barris por dia, um número muito acima das estimativas dos analistas.
.
No seu todo, os valores de produção da OPEP, juntamente com o Iraque, estão no nível mais alto desde Dezembro de 2008.
.
Na sessão de hoje, o West Texas Intermediate, de Nova Iorque, está nos 91,71 dólares, a subir 0,19%, um número abaixo dos valores do Brent do Mar do Norte, em Londres, que está nos 98,10 dólares, a registar uma subida de 0,69%.
.
Com as informações – TN
.
Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta