Petrobras quer mais três campos na Bolívia

0

Um funcionário do Governo da Bolívia disse que a Petrobras planeja explorar petróleo e gás natural em três novos campos no país. Um porta-voz do Ministério da Energia boliviano não soube dar detalhes sobre esses campos e funcionários da divisão internacional da Petrobras não estavam disponíveis para comentar o informe.

Na última terça-feira (18), o presidente da estatal Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Carlos Villegas, havia dito à agência de notícias boliviana ABI que a Petrobras “tomou a decisão de continuar na Bolívia e, como resultado, ela quer entrar em novos projetos de exploração. Nosso relacionamento é formal. Já selecionamos três áreas para eles explorarem. Agora, estamos esperando a documentação da Petrobras”.

O informe saiu cerca de um mês depois de a Petrobras anunciar que pagaria US$ 13,2 milhões à francesa Total por uma participação de 30% no campo de gás natural boliviano de Itaú. Embora tenha perdido algumas operações na Bolívia quando o governo do presidente Evo Morales nacionalizou o setor de gás, em 2006, a Petrobras ainda opera parcialmente os campos de San Alberto e San Antonio, próximos de Itau.

Segundo a ABI, a Bolívia tem 43 contratos de exploração assinados com 12 empresas de petróleo e gás e a YPFB está negociando acordos para a exploração de outros 32 campos. As informações são da Dow Jones.

Com as informações –  JC Online/ Agência Estado

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta