Com crescimento de 2,3%, Petrobras bate recorde de produção

0

A Petrobrás atingiu seu recorde anual de produção de petróleo e gás em 2010, com a média de 2,583 milhões de barris por dia, crescimento de 2,3% com relação à média verificada no ano anterior. A produção de petróleo no Brasil também foi recorde, considerando a média anual: 2,004 milhões de barris por dia. O volume é 1,7% maior do que o verificado em 2009 e, segundo a empresa, sinaliza uma produção sustentável acima dos 2 milhões de barris por dia.

Em comunicado, a companhia destaca que a média de produção nacional de petróleo registrada em dezembro de 2010, de 2,121 milhões de barris por dia, também é recorde. Segundo a empresa, houve redução em suas atividades no exterior, que tiveram uma produção de 240,2 mil barris de óleo equivalente por dia, 0,6% a menos do que em novembro. O desempenho é reflexo de paradas programadas para manutenção de equipamentos na Bolívia, que provocaram uma queda de 3,3% na produção de gás da empresa no exterior, na comparação com novembro.

Dezembro

A Petrobrás informou nesta segunda-feira que atingiu a média de produção de 2,731 milhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás) por dia em dezembro do ano passado, um aumento de 4,2% com relação ao mês anterior. O crescimento foi puxado pela produção nacional, impulsionada no último mês de 2010 pela entrada de poços produtores nas plataformas FPSO Capixaba, no Parque das Baleias, P-48, em Caratinga e P-57, em Jubarte, além do início do teste de longa duração em Guará, no pré-sal da Bacia de Santos. Assim, a produção de petróleo da companhia no Brasil em dezembro foi de 2,121 milhões de barris por dia, 4,5% a mais do que no mês anterior. Já a produção nacional de gás da Petrobrás cresceu 6,1%, para 58,7 milhões de metros cúbicos por dia.

Fonte: Estadão

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta