FPSO´s do Pré-Sal recebem equipamentos da Hamworthy

0

A Hamworthy fechou contrato com a Engevix para o fornecimento de bombas para os oito FPSOs replicantes que serão instalados nos blocos BM-S-9 e BM-S-11, ambos no cluster do pré-sal da Bacia de Santos. A empresa vai fornecer para cada FPSO 12 bombas de carga, duas bombas de lastro, além de motores. Os equipamentos serão entregues entre 2012 e 2014.

Recentemente, a Hamworthy anunciou que vai instalar um centro de serviços no Brasil em 2011. O projeto marca o retorno da empresa ao país 17 anos depois da venda das suas instalações no Rio de Janeiro para a Tridente, que desde então atua como sua representante local.

A divisão de Óleo & Gás da Hamworthy fechou com o Estaleiro Promar um contrato para fornecimento de oito sistemas de manuseio de GLP para navios da Transpetro. A empresa também entregou este ano o sistema de gás combustível para o campo de Peregrino, operado pela Statoil na Bacia de Campos.

O campo de Lula, no bloco BM-S-11, receberá seis dos oitos FPSOs. As outras duas unidades serão destinadas para o prospecto de Guará, no bloco BM-S-9. A previsão é que todas as unidades entrem em operação até 2017. Petrobras, Galp, BG e Repsol contrataram por US$ 3,46 bilhões a Engevix para a construção dos cascos das unidades, que serão feitos no dique seco de Rio Grande e terão capacidade para produzir 150 mil bpd de óleo e comprimir 6 milhões de m³/dia de gás natural.

Fonte: Energia Hoje

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta