Novo sistema da Maersk permite navegação mais eficiente

1

A Maersk Line está utilizando uma nova ferramenta que acompanha as atualizações das condições meteorológicas nas suas rotas para melhorar a confiabilidade.

Chamada de ECO-Voyage, a ferramenta foi desenvolvida pela Maersk Maritime Technology (MMT) e comandantes da Maersk Line. O programa continuamente analisa informações sobre correntes oceânicas esperadas, profundidades, vento e ondas ao longo de uma rota planejada para determinar a potência e velocidade mais eficientes durante a viagem.

As informações então são compartilhadas com o resto da frota Maersk. Assim, as embarcações que navegam na rota podem usar os dados.

De acordo com MMT, potenciais economias de combustível a partir da ferramenta ECO-Voyage podem ser de até 1% ao ano.

O programa permite que o Comandante possa executar várias rotas alternativas e ver qual a diferença no consumo de combustível. Além disso, os navios poderão planejar uma viagem de forma a otimizar a utilização do sistema de recuperação de calor residual (caldeira de recuperação).

Desde outubro, 15 navios de diversos tamanhos, incluindo várias dentre os maiores da frota da Maersk, estão testando o ECO-Voyage. O “Rollout”, isto é, a implantação do sistema para os 220 navios da frota de contêineres Maersk Line está prevista para este ano.

Por Marcus Lotfi

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta