Conversas sobre novo porto em Natal estão adiantadas

1

O Rio Grande do Norte quer ter um novo porto, em frente ao de Natal, na margem equerda do Rio Potengui. As conversações entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte (Codern) estão adiantadas.

De acordo com informação da Antaq, o projeto de construção prevê um Plano de Compensação Ambiental numa área a ser definida conjuntamente com as autoridades ambientais do Rio Grande do Norte.

Estabelece ainda um compromisso da Codern de realizar suas operações portuárias com o máximo de controle ambiental e respeito à legislação em vigor. E será necessário solicitar ao governo do Estado a emissão de um decreto governamental que declare a referida área de utilidade pública, sem outra alternativa de localização.

Para atender à demanda de movimentação de carga do estado, será preciso realizar uma nova dragagem de aprofundamento e alargamento do canal de acesso e de sua bacia de evolução, alcançando a profundidade de 17m, com largura do canal de 120m e largura da bacia de evolução de 120m.

Fonte: PortoGente

Por Marcus Lotfi

 

 


1 COMENTÁRIO

  1. Parabenizo pela iniciativa de se construir mais um porto, mas a minha sugestão, é que também seja visto a possibilidade de receber navios de grande porte, em calados e boca máxima para melhor aproveitamento
    dessa obra. ass. Helio

Deixe uma resposta