Trade europeu aumenta significativamente

0

O volume de contêineres embarcados nos mercados da Europa encerraram o ano anterior em alta e devem continuar a tendência crescente em 2011, de acordo com relatório do Global Port Tracker sobre o setor marítimo.

Os números referentes a novembro de 2010 para todos os trades europeus – excluindo transbordos e recipientes vazios – mostram um fluxo de 1,73 milhão de Teus (medida equivalente a um recipiente de 20 pés) importados e 1,29 milhão de Teus exportados, representando respectivamente incrementos de 12,6% e 6,2% ante o mesmo mês no exercício de 2009.

De acordo com a pesquisa, o montante de importação e importação deve crescer pelos próximos seis meses e apresentar dígitos duplos no índice exportado de janeiro e no percentual importado para fevereiro. A projeção estima um crescimento de 9% no total de exportações, para 15,44 milhões de Teus.

“Não devemos esperar um crescimento equivalente ao do ano passado para importações, pois estas foram resultantes do período pós-recessão, e este ano sofrerá o impacto de medidas de austeridade econômica pelos governos europeus”, alertou o Diretor da Hackett Associates, Ben Hackett.

Segundo o Consultor, a oferta de capacidade continuará a sobrepujar a demanda e pressionar as taxas de frete, “particularmente se as transportadoras reverterem para estratégias de market share“.

Com as informações – Guia Marítimo

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta