Aniversário em grande estilo: Porto de Santos continua essencial para o país

0

O Porto de Santos completa 119 anos nesta quarta-feira (2). Responsável por ¼ da balança comercial brasileira, o maior complexo portuário do Hemisfério Sul movimentou 96 milhões de toneladas de carga em 2010, um aumento de 15,4% ante 2009 (83,1 milhão de toneladas).

O diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, observa que a trajetória do desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil se confunde com a história do Porto de Santos, que continua essencial para o crescimento econômico do País. “O porto é o maior exportador de açúcar e de suco de laranja do mundo, e movimenta carga de todos os estados brasileiros”.

Fialho diz que o crescimento continuado do agronegócio e do setor de mineração fora da Região Sudeste vai fazer com que os portos do Nordeste desempenhem, em futuro próximo, um papel cada vez mais central na logística do país. No entanto, argumenta, “ainda assim, Santos continuará a ter papel de destaque entre os portos brasileiros, concentrando-se na movimentação de cargas de maior valor agregado”.

O diretor-geral da Antaq parabeniza o Porto de Santos por mais um ano de atividade plena e destaca que “a meta de movimentar 230 milhões de toneladas em 2024 é ousada, mas perfeitamente factível para um porto da sua grandeza”.

Fonte: Portogente

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta