Após recorde de 40 mil em um único dia, Píer Mauá se prepara para mais 28 mil turistas no Carnaval

0

A temporada 2011/2011 chegou com força no Rio de Janeiro. Após bater recorde de passageiros em um único dia, com a chegada de 40 mil turistas no domingo (30), os números para o Carnaval mostram que o movimento na cidade continuará em alta.

Cerca de doze transatlânticos vão passar pelo litoral fluminense entre os dias 28 de fevereiro a nove de março, para o Carnaval 2011, de acordo com a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). Ao todo, os oito navios que aportarão na capital fluminense vão trazer 28 mil passageiros, quase dois terços (64%) dos passageiros que chegarão via cruzeiro no país.

Segundo Ricardo Amaral, presidente da entidade, a previsão é de que 886 mil cruzeiristas sejam transportados nos transatlânticos na temporada brasileira de cruzeiros marítimos – que começou em e se estenderá até maio. Este número representa um crescimento de 23% em relação à temporada anterior, quando 18 navios transportaram 720 mil passageiros.

– Só no Rio de Janeiro, mais de 500 mil turistas devem passar pela Cidade Maravilhosa nos 18 navios que estão programados para passarem por lá. São 100 mil a mais que na temporada passada. O Rio é um dos principais destinos, por ter uma grande procura e por abrigar um dos maiores portos de Cruzeiros do Brasil. Apesar do setor ser novo no país, registrou um crescimento significativo nos últimos dez anos e que precisa ser levado em consideração, dado a sua contribuição à economia das cidades por onde passam

A previsão da Abremar é que 20 navios percorrerão, em 415 Cruzeiros, 21 cidades do nosso litoral.

Esquema especial no Píer Mauá

Para atender à demanda recorde, o Píer Mauá lançou mão de um esquema especial, já que foi necessário considerar o volume da operação de embarque e desembarque de passageiros e tripulação, além do número de agentes de viagens e do pessoal de serviço e apoio que circulará no local.

A cada navio que chega, a população que circula no Píer Mauá equivale ao dobro da capacidade do transatlântico, em função do número de pessoas que desembarcam e embarcam no local. A concessionária que administra o porto do Rio de Janeiro também aumentou a quantidade de vans e ônibus na região, além de elevar o número de carregadores de malas para atenderem os turistas na pista do cais.

As autoridades portuárias – Polícia Federal, Alfândega, Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, Vigilância Sanitária e CET Rio –, de forma conjunta, também se prepararam para a movimentação de grande proporção e continuam analisando a movimentação para atender o contingente de turistas.

Com as informações – R7

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta