Responsabilidade social: Petrobras e ABNT fazem seminário na próxima segunda

0

A Petrobras e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizam, na próxima segunda-feira (07/02), às 9h,  o Seminário ISO 26000 – A Norma Internacional de Responsabilidade Social, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro. O evento tem o apoio da Firjan.

Lançada em dezembro último, a ISO 26000 foi discutida durante oito anos por mais de 400 especialistas de cerca de 99 países. No seminário será  apresentado um panorama geral do conteúdo da norma e realizada uma oficina sobre os desafios de sua implementação pelas empresas brasileiras. A Petrobras foi a primeira empresa a anunciar que seguiria a norma.

A Gerente de Orientações e Práticas de Responsabilidade Social da Petrobras, Sue Wolter Viana, fará a abertura do evento, que contará também com a apresentação da coordenadora do Relatório de Sustentabilidade da Petrobras e representante da Indústria na delegação brasileira na ISO 26000, Ana Paula Grether. Na ocasião, Ana Paula vai apresentar os principais temas de atenção da norma para a indústria, que incluem a discussão sobre a esfera de influência das organizações, engajamento com stakeholders e cumplicidade.

Desde 2006 a Petrobras, em parceria com a ABNT e a delegação brasileira, já realizaram 14 seminários para disseminar o processo de construção da norma com a sociedade brasileira. Agora, a partir da conclusão do documento e seu lançamento, fará outra série de eventos para divulgar a norma e incentivar sua implantação pelas empresas brasileiras. O próximo seminário será no dia 29/03, em Belo Horizonte, com apoio da Fundação Dom Cabral. Os demais seminários serão realizados em Salvador, Brasília, Porto Alegre e Manaus.

Sobre a norma

A ISO 26000 elenca o conceito, princípios e temas centrais de responsabilidade social e orienta como as organizações devem integrá-los em sua atuação, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais de suas atividades, diretos ou indiretos. A norma também relaciona os temas da responsabilidade social que devem ser considerados na esfera de influência e na cadeia de valor da organização, incluindo, por exemplo, orientação sobre engajamento com fornecedores, parceiros, consumidores e clientes.

SERVIÇO:

Evento: Seminário ISO 26000 – A Norma Internacional de Responsabilidade Social
Data: 07 de fevereiro de 2011
Horário: 9h às 13h
Local: Sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) – Av. Graça Aranha, nº 1 / 13º andar – Centro

Fonte: Petrobras Fatos e Dados

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta