Neste verão, Portugal terá sua primeira eólica offshore

0

A primeira torre eólica flutuante em Portugal será instalada durante este verão, conforme adiantou esta terça-feira o secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, à margem do seminário “O Setor das Energias Renováveis em Portugal e França: Oportunidades e Parcerias”, que se realiza na cidade do Porto.

O governante sublinhou que a costa portuguesa tem um grande potencial energético, com muito sol e muito vento, mas o mar é muito profundo e turbulento.

“O mar português é de maior profundidade, pelo que tem de ser uma tecnologia diferente daquela que existe. Vamos investir para sermos pioneiros no desenvolvimento dessa tecnologia”, afirmou, em declarações à agência Lusa.

“Este verão teremos a primeira torre eólica flutuante no mar e a seguir vamos abrir concurso para colocação de mais torres”, referiu Carlos Zorrinho, que apesar de Portugal estar a dar passos no “offshore”, “ainda não se fez tudo o que tinha a fazer no ´inshore` “.

Assim sendo, de acordo com o mesmo responsável, a capacidade de produção de energia eólica em terra vai continuar a ser aumentada.

Fonte: Boas Notícias

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta