Ministro dos Portos recebe Docas do Ceará, que apresenta projeto básico da construção do novo Terminal em Fortaleza

1
.
O novo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu nesta semana, o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, e os arquitetos e urbanistas responsáveis pela elaboração do estudo que servirá para a construção do Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza. Aprovado, a equipe irá começar ainda em fevereiro o Projeto Executivo.
.
Em recente visita aos terminais de passageiros dos portos de Santos e Rio de Janeiro, que serviram de referência para o complexo cearense, os técnicos identificaram pontos no projeto inicial suscetíveis a alterações, para melhor atender a demanda prevista para a Copa de 2014. Com isso, o valor previsto e já aprovado no Programa de Aceleração do Crescimento para a Copa do Mundo (PAC-Copa), de R$ 105 milhões, deverá sofrer um acréscimo.
.
A intenção é ligar a aérea do porto organizado com as áreas hoteleira, aeroportuária e com o estádio de futebol Castelão. Foi observado também que a cidade de Fortaleza, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, economia crescente e uma classe média sólida, irá precisar de um terminal que opere Port-Of-Call, ou seja, utilização de trânsito e não somente para embarque.
.
O objetivo é utilizar, a exemplo do Píer Mauá, localizado no Rio de Janeiro, a área que será de 140 mil metros quadrados, com serviços de lazer e contemplação – atrelando eventos de moda, exposições, espetáculos, diferentes gastronomias, e, assim, consolidar a imagem turística da cidade em baixa temporada.
.
Segundo o presidente da CDC, o edital de licitação para a construção deverá ser lançado em agosto deste ano. As obras, que deverão durar em torno de 18 meses, serão finalizadas até dezembro de 2013 e atenderão em 100% a demanda para os próximos eventos.
.
Atualmente o receptivo, de passageiros é realizado na sede da Companhia Docas do Ceará. Cristino disse, ao fim da reunião, que estes investimentos irão mudar o fluxo do turismo na região, pois a cidade fica próxima da costa Leste americana e européia, o que gera um grande atrativo.
.
Dragagem
.
Sobre a obra da dragagem, o Ministro informou que deverá anunciar o término da mesma entre o fim de fevereiro e início de março (tempo ideal para os ajustes finais). Nos próximos dias, um equipamento virá de Natal para auxiliar esta última etapa.

.

Fonte: Portal Naval

Por Marcus Lotfi

1 COMENTÁRIO

  1. O novo terminal de fortaleza é uma grande iniciativa que vai melhorar e muito a vida dos fortalezenses e também de nossos turistas.

Deixe uma resposta