Vamos dançar o tango – seguem tentativas de desrespeito à RN-72 e “otras cositas mas”!

1

Caros amigos. Recebi hoje através do site Rig Zone umas vagas para Segundo Oficial de Máquinas, Marinheiro de Máquinas e Motorman que muito chamaram minha atenção, não pelas vagas em si, mas sim pelas particularidades das exigências.

Vejam o print da vaga abaixo:

Vaga no Rig Zone – clique para ampliar

Segue o texto em Português:

“A WRS está procurando por tripulantes argentinos ou tripulantes que falem Português e tenham visto brasileiro para serem empregados em embarcações no Brasil. Meu cliente pede 4 Segundos Oficiais de Máquinas e Marinheiros de Máquinas ou Motormans para trabalharem em AHTS e PSV que estão em operação no Brasil, São contratos de longa duração, trabalhando em escala de 35 por 35. Os candidatos devem ter algum conhecimento da Língua Portuguesa, conhecimento da Língua Inglesa e terem, ou então estrem aptos a conseguirem, o visto brasileiro (necessário para argentinos). Excelente empresa!”

Bem, primeiro vai a corrreção ho “hense”, que na verdade escreve-se “hence”.

Não critico o site Rig Zone, referência internacional na atividade offshore, mas sim a empresa que postou a vaga.

Aqui vemos dois erros absurdos:

1- Marítimos argentinos para trabalharem no Brasil? Por que não oferecem as vagas a brasileiros e ponto final? Oficiais de Máquinas disponíveis nem temos tantos, mas Marinheiros de Máquinas e Motormans, temos muitos, ávidos por uma oportunidade. Se o contrato é longo, vai ter que empregar brasileiros e seguir a RN-72.

2- Aí vem o segundo erro: Marinheiros de Máquinas OU Motormans. Motormans não são marítimos e, com todo respeito a esses profissionais, que vêm se destacando e mostrando seu valor dia a dia a bordo das plataformas de petróleo, um Marinheiro de Máquinas, até mesmo pela natureza de sua formação e a própria experiência necessária para ascender até esta categoria, é um profissinal muito diferente do Motorman. Abrir uma vaga para um PSV e um AHTS, que SOMENTE LOTA MARÍTIMOS e pedir um Motorman é um erro. Espero sinceramente que a DPC esteja de olho no CTS (Cartão de Tripulação de Segurança) e no Rol de Equipagem destas embarcações. Há que se diferenciar as funções.

Se a empresa é “excelente”, como se auto denomina no site, certamente vai procurar atender a nossa Legislação vigente.

Saiba mais sobre a RN-72 clicando aqui.

Como diria o “Maçaneta”, Praticante de Máquinas, que está na luta desde 1979 em nossa Marinha Mercante e que tive o prazer de conhecer a bordo do NT Brotas nesta última semana, “Não vamos confundir um porrão de macaquinho com um pouquinho de macarrão”.

Por Rodrigo Cintra

1 COMENTÁRIO

  1. Recebi o mesmo email do rig zone… e a menos de duas semanas recebi um email com as ultimas vagas lancandas no site, um email que o site envia semanalmente, no qual havia uma empresa procurando oficiais de nautica argentinos para trabalhar no brasil, com uma diaria (salario) bem abaixo do salario pago para os brasileiros, o que na minha opiniao deixa bem claro o motivo pelo qual essas empresas estao procurando argentinos para trabalhar em embarcaçoes offshore no Brasil.

Deixe uma resposta