HSBC atualiza estimativas sobre desempenho da OSX e diz que a oportunidade é boa para novos acionistas

1
179

O HSBC atualizou suas estimativas para o desempenho da OSX (OSXB3), unidade de construção naval do Grupo EBX, do bilionário Eike Batista. O novo preço-alvo (dez/11) sofreu uma queda de 10 reais por ação, sendo fixado em 805 reais; um potencial de valorização de 78,9%. A recomendação continua classificada em Overweight (alocação acima da média de mercado).

Na avaliação da equipe formada por David Phillips, Anisa Redman e Abhishek Kumar, a previsão é de que a OSX passará a ser positiva em termos de fluxo de caixa ao final de 2018, um pouco mais tarde do que a própria empresa do grupo EBX projeta (2015/16). Além disso, foi acrescentado um atraso para o início das operações dos navios-plataforma FPSO OSX-2 e FPSO OSX-3, para 2013 e 2014, respectivamente.

Maré de boas notícias

A equipe explica que diversos países parecem ter posição comprada em serviços em campos de petróleo, porém, o mesmo não acontece com o Brasil. “Isso ocorre graças à combinação habitual de políticas e atrasos em projetos, mas a OSX parece ser um exemplo claro em que a relação risco e benefício num prazo mais longo está fora dos padrões”. O HSBC acredita que a companhia está próxima de um importante e positivo fluxo de notícias relacionadas à licença para o estaleiro no Porto de Açu (RJ) , à construção e contratação da FPSO OSX-2, às duas primeiras plataformas cabeça de poço e, possivelmente, sobre atividades não relacionadas à OGX (OGXP3) para construção de navios-sonda.

“Acreditamos que esse fluxo de notícias deve propiciar mais confiança para os investidores que, a nosso ver, vêm observando essa história sem se envolver diretamente. É importante ressaltar que essas notícias devem também ajudar a destacar que o potencial da OSX no longo prazo não depende apenas da OGX”, destacam os analistas. Para eles, o estaleiro Açú vai provar ser cada vez mais importante para eliminar os atuais gargalos na cadeia de suprimentos de construção offshore do Brasil.

Hora de comprar

A evolução da OSX como empresa nunca será marcada por um movimento suave e ascendente, conforme avalia a equipe do HSBC. “Porém, acreditamos que o preço atual da ação abaixo de 500 reais é uma boa oportunidade para entrar nessa história do grupo X”. De acordo com os analistas, poucos nomes no universo offshore contam com um potencial de alta bem superior a 50%. “A OSX se destaca e tem catalisadores importantes no curto prazo”.

Em fevereiro,as ações ordinárias da OSX registram valorização de 11,6%, enquanto que no ano, ainda transitam pelo terreno da desvalorização (-4,3%). A companhia divulgará seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2010 no próximo dia 2 de março.

Fonte: Exame

Por Marcus Lotfi

1 COMMENT

  1. E parece que o hsbc esta totalmente fora do mercado ja que hoje osx3 esta cotada a 12,76 (14/11/2011). quem comprou si fu…

Deixe uma resposta