Nautical Institute comunica mudanças nas certificações

6

O Nautical Institute implementou modificações no esquema de certificação para os Operadores de Posicionamento Dinâmico (Dynamic Positioning Operator – DPO) . Essas mudanças influenciam diretamente nos requesitos mínimos para a certificação.

Houve também uma mudança no visual dos certificados, que agora possuem um marca holográfica do lado esquerdo do certificado. Os certificados continuam sendo emitidos juntamente com o Livro de Registro (Log Book).

Qualificação Mínima Necessária:

Tendo considerado todas as informações recebidas, é nossa intenção promover as seguintes emendas à proposta:

A partir da data de implementação, o seguinte critério será aplicado para o ingresso no Curso de Operador de Posicionamento Dinâmico.

A qualificação mínima necessária será a Regra II/1 – II/2 – II/3 para a Seção de Convés e Regra III/1 – III /2 – III/3 para a Seção de Máquinas do STCW. Certificações alternativas ligadas às funções relacionadas ao mar serão avaliadas caso a caso.

Os “Prospective DPO’s”, que estão em período de treinamento para a qualificação dentro da certificação STCW, poderão iniciar seu treinamento, completar todas as matérias, mas não podem requerer seu certificado de DPO até que possuam sua certificação STCW.

Os “Prospective DPO’s” que não se enquadram nesta situação citada acima, estarão aptos a requerer sua certificação, se eles tiverem iniciado seu treinamento antes da data de implementação e todas as matérias tenham sido concluídas dentro de um período de 5 anos no momento do requerimento.

Isto será aplicado a todas as certificações de DPOs já emitidas pelo Nautical Institute, que serão adequadas e permanecerão válidas.

Tempo de prática em DP visando o Treinamento Básico:

A nova prática será aceitar um máximo de 30 dias de prática de DP antes de ir para o Curso Básico. A razão disso é para que os empregadores possam realmente avaliar o candidato a DPO, antes de enviá-lo ao Curso Básico.

A data de implementação dessas mudanças será 1º de janeiro de 2012.

Comentário do Colunista – Isso significa que os alunos das diversas Universidades e Academias de Marinha Mercante no mundo poderão realizar o curso e restringe a participação de não marítimos, deixando bem claro que estes últimos terão seus casos analisados um a um.

Veja o comunicado oficial clicando aqui.

Por Rodrigo Cintra

6 COMENTÁRIOS

  1. “Prospective DPO” é o nosso querido praticante… Ele pode fazer o curso, mas só leva o certificado quando apresentar o STCW, coisa que poucos praticantes sabem…

      • Aqui em nossa empresa, Ednaldo, temos um caso desses.
        Não podemos esquecer que, além do DP Training, temos o Technical DP Training, mais direcionado para Máquinas.
        Aí é uma questão de interpretação mas, até onde sei, nada impede um Oficial de Máquinas de ser um DPO.
        Se eu estiver errado, algum colega me corrija, pois não tenho certeza de como é isso.

  2. Realmente eh possivel que um Oficial de Maquinas seja DPO, essa questao foi abordada no ultimo curso de DP avancado na Kongsberg, onde lembrou-se que nao soh barcos possuem DP, algumas instalacoes nao exigem o STCW de nautica.

Deixe uma resposta