OSX assina com Techint pela construção de duas plataformas fixas

0

A OSX anunciou nesta quarta-feira que assinou uma carta de intenções com a subsidiária do grupo argentino Techint para encomendar o desenvolvimento de duas plataformas fixas para o exploração de petróleo e gás natural na Bacia de Campos.

O acordo com a empresa Techint Engenharia e Construção prevê o início da “engenharia básica de duas plataformas fixas (WHPs) que serão construídas e operadas por subsidiárias da OSX”, conforme um comunicado enviado pela empresa à Bolsa de São Paulo.

As plataformas WHP-1 e WHP-2 serão operadas em áreas na Bacia de Campos exploradas pela OGX, empresa que, assim como a OSX, faz parte do grupo EBX, conglomerado controlado por Eike Batista que, segundo a revista “Forbes”, é o segundo homem mais rico da América Latina e o oitavo do mundo.

“OSX e a Techint negociarão os termos do correspondente contrato de engenharia, fornecimento, construção e montagem das duas plataformas, para a possível construção das mesmas nas instalações da Techint no Brasil”, assegura o comunicado.

A OSX, uma empresa que opera nos setores de construção naval, frete de unidades de prospecção e produção e serviços para empresas petrolíferas, tem monopólio para fornecer pelo menos 48 plataformas à OGX, o que exigirá investimentos de até US$ 30 bilhões.

As WHP-1 e WHP-2 se unirão às plataformas OSX-1, OSX-2, OSX-3 e OSX-4, já em construção e em processo de contratação por parte da OSX.

As seis unidades serão destinadas às operações da OGX, criada em 2008 e que deve iniciar este ano a extração de petróleo em algumas das 29 áreas petrolíferas nas quais obteve concessões.

Fonte: EFE

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta