Rolls-Royce assina com Estaleiro STX

1

A Rolls-Royce assinou contrato com o estaleiro STX OSV Trading para o fornecimento de sistemas de manuseio de âncoras tecnologicamente avançados. O equipamento será instalado em três embarcações operadas pela empresa de serviços “offshore” Norskan, para uso em campos de petróleo e gás em águas profundas ao largo do litoral do Brasil. O contrato tem valor superior a 50 milhões de libras (US$ 81 milhões) e inclui o fornecimento de uma variedade de tecnologias inovadoras. A entrega do equipamento ao estaleiro, localizado em Niterói, será iniciada em 2012.

– O foco da exploração e do desenvolvimento do petróleo e gás está se deslocando em direção a águas mais profundas. A Rolls-Royce está particularmente bem posicionada nesse setor, fornecendo tecnologia de ponta que permite às empresas operarem com segurança em condições difíceis. Esse contrato demonstra que em situações críticas se pode confiar na nossa tecnologia centrada em segurança, assegurando que as empresas “offshore” possam cumprir suas árduas tarefas – disse Arne Tande, Vice-Presidente sênior da Rolls-Royce para Maquinário “Offshore” de Convés.

A tecnologia de manuseio de âncoras que está sendo fornecida inclui um exclusivo sistema de tensionamento de cabo, que permite a transferência e o armazenamento do cabo que conecta as âncoras a muitos milhares de metros abaixo do nível do mar.

O contrato inclui ainda guinchos especiais da Rolls-Royce, projetados para a manobra e instalação de âncoras tipo “torpedo”. Pesando até 130 toneladas cada, as âncoras “torpedo” penetram no leito marinho, constituindo-se numa fixação segura para linhas de fundeio pesadas, usadas para manter as plataformas de petróleo em posição. Cada um dos potentes guinchos é capaz de manusear âncoras a profundidades de aproximadamente 3 mil metros.

Fonte: Monitor Mercantil

Por Marcus Lotfi

1 COMENTÁRIO

  1. sou eletrecista trabalho com guindaste da lyber estou cursando tequinico de mecatronica tenho curso basico de eletrecista de auto e de mecatronica e de hidraulica estou esperando uma grande oportunidade na area maritima

Deixe uma resposta