Pecém vai embarcar carnes para China e Europa

0
30

O Porto do Pecém obteve autorização junto ao Ministério da Agricultura para utilização da câmara de inspeção animal do complexo, com a finalidade de facilitar as exportações de carne provenientes da região para o mercado russo.

De acordo com informações da Cearaportos (Companhia de Integração Portuária do Ceará), aproximadamente 30 mil toneladas de carne devem ser embarcadas para o mercado externo neste ano – incluindo outros mercados como China, Mediterrâneo e o restante do continente europeu.

Em 2010, o complexo cearense escoou para o exterior 16,8 milhões de quilos de carne, o que representa uma receita de US$ 64 milhões. Entre os 23 países que mais receberam os embarques, Israel figura em primeiro lugar com 4 milhões de quilos, seguido pelo Egito com 3,3 milhões de quilos, Irã com 2,9 milhões de quilos, Argélia com 1,8 milhões de quilos e Hong Kong com 985 mil quilos.

O montante exportando é proveniente de vários estados brasileiros, com destaque para o Tocantins, que exportou nove milhões de quilos, e Pará, com seis milhões de quilos. Dessa maneira, Pecém tem sido considerada uma das principais portas de saída para a produção de regiões como norte e centro-oeste do País, em virtude da proximidade das plantas produtoras.

Com as informações – Cearáportos

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta