Cargill economiza bunker usando kite

0
129

Nos últimos 10 anos a companhia SkySails sediada em Hamburgo tem estado a desenvolver kites gigantes para ajudar os navios a reduzirem o seu consumo de combustível.

Este sistema foi colocado pela primeira num navio em 2008. A Cargill Ocean Transportation anunciou que planeia usar a tecnologia num dos seus navios com cerca de 25 mil toneladas. Este kite terá cerca de 320 metros quadrados de área o que o torna o maior do mundo num navio.

Quando estiver operacional viajará a uma altura de 100 a 420 metros, num percurso de voo controlado por um sistema automatizado. Um guincho localizado na proa do navio possibilitará o seu lançamento e recolha sem necessidade de mão-de-obra adicional.

O uso do sistema da SkySails poderá reduzir o consumo total de combustível de um navio de mercadorias de 10 a 35% (média anual) e cerca de 50% pontualmente. Devido à sua dinâmica, o kite tem 5 a 25 vezes mais potência por metro quadrado de área do que uma vela convencional.

Um estudo da Organização Marítima Internacional sugere que poderá reduzir-se cerca de 100 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, se a tecnologia foi largamente utilizada na marinha mercante mundial.

A Cargill planeia instalar este sistema em dezembro e espera tê-lo operacional no primeiro trimestre de 2012.

Com as informações – Gizmag

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta