Empresa mista entre Venezuela e Belarus vai impulsionar produção de gás

0

A empresa estatal petrolífera Petróleos de Venezuela S. A. (PDVSA) e a companhia Belgaztroi, de Belarus, ex-república soviética, criaram uma empresa de capital misto cujo objetivo é impulsionar projetos de gaseificação em território venezuelano.

Segundo um comunicado divulgado pela PDVSA, a empresa receberá o nome de “Venezuelagaztroi” e responderá ao compromisso do governo de Hugo Chávez de promover uma estratégia de desenvolvimento nacional que combine o uso soberano dos recursos naturais com a integração regional e internacional.

O acordo, segundo o texto, foi assinado pelo presidente da filial gasífera de PDVSA, Angel Ramón Núñez, e o diretor-geral de Belgazstroi, Uladzimir Yahorau.

Segundo o documento, a nova empresa tem como um de seus principais aportes a transferência de tecnologia.

Venezuela e Belarus têm vários acordos firmados, entre os quais um contrato de envio de petróleo bruto ao país europeu entre 2012 e 2013, o estatuto de criação de uma empresa mista petrolífera e um tratado de assistência mútua penal.

A empresa venezuelana é a quarta maior petrolífera do mundo, de acordo com a classificação que considera as reservas comprovadas de petróleo e gás e a capacidade produtiva e de refinamento.

Fonte: América Economia

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta