Maersk encomenda plataformas auto eleváveis para o Mar do Norte

0
78

Neste mês de Fevereiro a Maersk Drilling, subsidiária do Grupo AP Möller – Maersk, assinou um contrato com a Keppel FELS Limited, em Singapura, para a construção de duas plataformas auto eleváveis (jack up) para condições severas de operação. A primeira delas está com previsão de entrega para o final de 2013 e a segunda para sete meses depois.

O custo total do projeto para as duas plataformas, está perto de US$ 1,2 bilhões. Isso inclui contrato “turnkey” com o estaleiro, montagem e mobiliagem das acomodações, gerenciamento de projeto, comissionamento, custos do start-up e juros capitalizados. O contrato inclui a opção para a construção de uma plataforma adicional jack-up, que deve ser declarada até Julho de 2011.

"Queremos reforçar nossa posição nos mercados em que escolhemos atuar" - Nils Andersen - CEO da Maersk

A decisão de investir em novas plataformas de perfuração offshore é baseada em nossa opinião forte sobre os fundamentos da indústria de perfuração offshore e nossa ambição de reforçar a nossa posição nos mercados em que escolhemos atuar”, declarou o CEO do Grupo AP Möller Maersk, Nils S. Andersen.

As plataformas representarão uma nova geração de plataformas auto eleváveis. O projeto é uma versão melhorada do já conhecido e renomado projeto MSC Gusto CJ-70-150MD e inclui uma série de funcionalidades que irão melhorar ainda mais o desempenho dos equipamentos de perfuração. Os equipamentos são especialmente adequados para operação em ambientes hostis, como é o caso do Mar do Norte, em lâmina d’água de até 150 metros. As características de alta capacidade incluem a manipulação de tubos off-line e operações simultâneas, bem como um alcance ampliado do cantilever, que irá aumentar significativamente a eficiência da perfuração em relação às unidades convencionais. O projeto também inclui um equipamento multi-controle a ser instalada no piso de perfuração, para conexão de tubos e colunas, bem como manuseio dos mesmos, o que permitirá um certo grau de automação para garantir uma operação segura e um desempenho consistente. Um total de 150 pessoas poderão ser acomodadas a bordo em cabines individuais.

Claus V. Hemmingsen - Maersk Drilling

“Este pedido acompanha nossa estratégia para solidificar ainda mais nossa posição como uma operadora líder de plataformas de perfuração de alta capacidade, para operação em condições severas”, declarou V. Claus Hemmingsen, CEO da Maersk Drilling. “Essas plataformas são projetadas para atender a demanda cada vez maior dos clientes que buscam operações de perfuração seguras e altamente eficientes e os recursos avançados deste projeto farão com que as plataformas superem outras já existentes no mercado. “

As novas plataformas são direcionadas para o mercado norueguês e estão em conformidade com a rígida legislação da Noruega. “Nós acreditamos em uma forte e contínua demanda por plataformas jack up de alta capacidade para operarem na plataforma continental da Noruega, e já há um forte histórico de exploração desde 1989 nesse ambiente desafiador. Nosso compromisso de construir mais duas unidades deste tipo tem sido bem recebido por nossos clientes “, diz V. Claus Hemmingsen.A Maersk Drilling presta serviços de perfuração de alta eficiência para as maiores empresas petrolíferas do mundo. Além das duas plataformas auto eleváveis citadas na matéria, a frota de modernas plataformas é composta por 26 sondas de perfuração em águas profundas, incluindo semi-submersíveis, auto eleváveis e sondas ancoradas. A empresa foi criada em 1972 e emprega uma equipe internacional de 3.200 pessoas.

Atualmente a Maersk Drilling opera cinco plataformas de perfuração auto eleváveis no setor norueguês do Mar do Norte e uma unidade adicional deverá entrar em operação em águas norueguesas ainda este ano.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta