USCG resgata dois tripulantes após incêndio em plataforma no Golfo do México

0

A Guarda Costeira dos Estados Unidos respondeu rapidamente a um chamado de socorro que ocorreu por volta das 8 da manhã (horário local) deste domingo, que informava incêndio a bordo de uma plataforma de petróleo localizada a cerca de 50 milhas de Grand Isle, no Golfo do México. Os dois tripulantes que estavam a bordo foram resgatados e, apesar do susto, estavam sem ferimentos.

Um helicóptero de resgate MH65-C tripulado por uma equipe da Base Aérea da Guarda Costeira em Nova Orleans retirou os dois homens do convés do navio HDS Stormridge, que havia resgatado os tripuantes de uma cápsula salva vidas usada para escapar do incêndio a bordo da plataforma de produção GI 102A, de propriedade da Arena.

Para quem ainda não conhece, este é um exemplar de uma cápsula salva vidas

A Arena informou que a plataforma estava parada já há duas semanas e não estava produzindo petróleo no momento do incidente. O Bureau of Oceans and Energy Management, Regulation and Enforcement (BOEMRE)enviou inspetores para verificarem o status dos poços e a plataforma, bem como investigar a causa do incêndio.

Uma embarcação fire fighter continua de stand-by no local para combater qualquer re flash que por ventura ocorra e, segundo informações da Guarda Costeira dos Estados Unidos, não há sinais de poluição até o momento.

Helicóptero MH 65 C - U.S. Coast Guard

Por questões de segurança, a Guarda Costeira estabeleceu um perímetro marítimo de segurança de 1000 jardas (cerca de 915 metros) em torno da plataforma e um perímetro aéreo de segurança de 5 milhas em torno da plataforma por 5000 pés (1524 metros) de altura. Toda embarcação ou aeronave na área deve respeitar esse perímetro.

A plataforma GI 102A é uma unidade que trabalha 24 horas guarnecida e é considerada um grande complexo pelo BOEMRE.  Localizada numa lâmina d’água de aproximadamente 260 pés, o compelxo foi instalado em fevereiro de 1994. A Arena Offshore tornou-se a proprietária em 2010, quando comprou a unidade da ENI.  O último relatório de produção mostra que a plataforma produziu 16404 barris de petróleo em dezembro de 2010.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta