Governo britânico apreende navio com US$ 160 milhões em dinheiro líbio

0

Um navio que levava o equivalente a US$ 160 milhões em dinheiro líbio foi retido depois de retornar de uma viagem para a Líbia, informou uma funcionária do governo britânico ontem.

A funcionária disse que o navio – cuja nacionalidade e propriedade ela se recusou a identificar – retornou para a Grã-Bretanha depois que seu capitão decidiu não aportar em Tripoli por causa dos distúrbios ocorridos na capital. A embarcação retornou ao porto de Harwich, Leste da Inglaterra, na última quarta-feira, sob escolta de um navio da agência de fronteiras, disse ela.

Uma série de contêineres cheios de dinheiro foram transferidos do navio para uma localização segura. A funcionária falou em condição de anonimato, pois não está autorizada a dar esse tipo de declarações. Ela se negou a fornecer o horário preciso dos eventos que levaram à segunda apreensão de dinheiro desta semana, mas disse que o navio partiu para a Líbia antes da imposição das sanções internacionais ao país.

Ela também não quis comentar a origem do dinheiro, embora a gráfica De La Rue, instalada na Grã-Bretanha, produza o dinheiro para mais de 150 países. A De La Rue recusou-se a comentar o assunto ontem. A Grã-Bretanha proibiu a exportação de dinheiro líbio em conformidade com as sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Folha de Pernambuco

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta