Porto de Paranaguá está livre das filas

0

Esforços conjuntos da Autoridade Portuária, Receita Federal, Operadores Portuários e Justiça fizeram com que a fila fosse absorvida durante a madrugada, apesar da chuva durante toda a noite.

No final da manhã desta sexta-feira (4), três navios estavam atracados no corredor, somando 133 mil toneladas a serem exportadas. Outros 14 navios aguardam para carregar grãos.

De domingo (27) até esta sexta (4), passaram pelo Pátio de Triagem do Porto 5.522 caminhões.

A expectativa é que a situação se normalize nos próximos dias, com a expectativa de melhora nas condições climáticas. Com sol, o Corredor de Exportação opera em capacidade plena e consegue escoar até 100 mil toneladas por dia.

Dos grãos que chegam a Paranaguá, 70 % chegam de caminhão e 27% de vagão. Os outros 3% são os granéis líquidos, que chegam por oleoduto. Para um navio com 60 mil toneladas de soja, por exemplo, isso significa que 42 mil toneladas chegam de caminhão. Considerando que cada caminhão carrega em média 30 toneladas de produto, para trazer esta quantidade de carga, são necessários cerca de 1500 caminhões (que, enfileirados, representam 60 km).

É por isso que o sistema de ordenação no recebimento de cargas pelo Porto, o Carga Online, precisa ser respeitado, para que os caminhões só cheguem ao porto quando há lugar nos armazéns e navios aguardando para receber o produto.

Fonte: Media News

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta