Brasileiro assume diretoria financeira global da BG Group

0

A companhia de energia britânica BG Group anunciou nesta segunda-feira que o brasileiro Fabio Barbosa, ex-Vale, será o novo Diretor Financeiro da companhia. Ele assume no dia 31 de março, no lugar de Ashley Almanza.

De acordo com nota divulgada pelo BG, Barbosa entrou na companhia em dezembro de 2010. Até junho do ano passado, ele ocupava o mesmo cargo na Vale, onde ficou por oito anos na função.

Antes da Vale, o economista foi Secretário do Tesouro Nacional, quando Pedro Malan era Ministro da Fazenda.

O Presidente do Conselho de Administração do BG Group, Robert Wilson, afirmou ontem à Presidente Dilma Rousseff que a companhia, líder mundial em produção de gás natural, investirá pelo menos US$ 30 bilhões no país até 2020. Dentro desse montante está incluída a construção do centro global de tecnologia da empresa, no Rio de Janeiro.

“A companhia vai estabelecer seu centro de tecnologia global aqui no Brasil, sediado no Rio de Janeiro, mas esperamos trabalhar com outras instituições e universidades do Brasil”, afirmou Wilson, em entrevista após o encontro com a Presidente.

Para além dos US$ 30 bilhões anunciados, Wilson afirmou que esse volume de investimento poderá crescer caso a companhia britânica, que já é parceira da Petrobras em blocos de petróleo na Bacia de Santos, ganhe direito de exploração de mais blocos na próxima rodada de licitações de blocos de petróleo, fora da camada do pré-sal.

Barbosa já acompanhou Wilson no encontro com a Presidente. Segundo Wilson, a escolha de Barbosa para o cargo reflete “a importância do Brasil para o futuro da empresa”. De acordo com ele, 30% da produção do BG Group vem do Brasil.

“O melhor diretor financeiro do mundo, ao mesmo tempo, concidiu de ser brasileiro”, afirmou.

Com as informações – Jornal Floripa

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta