OSX busca parceiros para a segunda FPSO

0

A OSX, braço do grupo EBX do setor de equipamentos e serviços para a indústria naval, estuda a construção de uma segunda unidade flutuante de produção e armazenamento de petróleo e gás, também conhecido como FPSO OSX-2, e busca investidores dispostos a financiar o projeto.  A OSX pretende assinar o contrato de construção da plataforma em breve.

Segundo Roberto Monteiro, diretor financeiro e de relações com investidores da OSX, a plataforma deve receber investimentos entre 750 e 850 milhões de dólares. “Parte dos recursos será  levantado junto a sindicatos de banco internacionais, como fizemos com a FPSO OSX-1”, afirmou o executivo, nesta sexta-feira (15/3), em teleconferência com analistas.

Os financiamentos angariados para a construção da unidade somam 420 milhões de dólares. O FPSO OSX-1 já está em processo final de customização em Cingapura, na África, e deve começar a operar a partir do segundo semestre deste ano. A plataforma tem
capacidade instalada de produção de 80.000 barris de petróleo por dia e já foi contratado pela OGX Petróleo, também do empresário Eike Batista, pelos próximos 20 anos.

Além das duas unidades, a OSX já adquiriu recentemente dois navios do tipo VLCC (Very Large Crude Oil Carrier) e pretende fazer a conversão das embarcações nos moldes FPSOs OSX-3 e OSX-4.

Com as informações – Daniela Barbosa / Exame

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta