Vem aí o Terminal Pesqueiro no Rio de Janeiro

0

A Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, anunciou que um novo projeto para o terminal pesqueiro do estado, que será desenvolvido em parceria com a Petrobras, será divulgado dentro de um mês. Primeiramente, a ideia era que a unidade fosse construída na Ilha do Governador, no Bairro da Ribeira, mas, uma vez que moradores reclamaram, o projeto foi definitivamente descartado, conforme também afirmou Ideli.

Os anúncios foram feitos após uma reunião realizada, na manhã desta sexta-feira, com o Presidente da Comissão Especial de Aquicultura e Pesca da Assembléia Legislativa do Rio, na última legislatura, Deputado Sabino (PSC). De acordo com a Ministra, será anunciada, no mesmo prazo, uma solução emergencial para a atracação das embarcações de pesca do Estado, desenvolvida em parceria com a Transpetro. Sabino classificou a reunião como positiva:

– O terminal, o entreposto e o atracadouro para a pesca são necessidades urgentes. Pudemos ver que a ministra está buscando se articular com o setor, com todos os atores envolvidos, para resolver o problema.

A Justiça já havia embargado a obra do terminal pesqueiro na Ilha do Governador em novembro de 2010 e a construção foi sido descartada pelo Prefeito Eduardo Paes em dezembro. Segundo Ideli Salvatti, a necessidade da mudança no tipo de zoneamento do terreno na Ilha do Governador, além de outras questões, foram fundamentais para a definição de um novo local para o terminal. A Ministra explicou que a Presidente Dilma Rousseff instalou uma mesa de negociações entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Petrobras para discutir os impactos da exploração do petróleo e gás na pesca e possíveis soluções, e desta parceria deve sair a solução para o novo terminal.

– A Presidenta entendeu que se o petróleo e gás estão afetando a Pesca, é preciso haver uma contrapartida – pontuou. – Esta é uma questão que se arrasta há muito tempo, que só vai ser resolvida quando todos sentarem para discutir juntos, e é o que a ministra está fazendo.

No encontro, foi entregue um documento contendo as reivindicações dos pescadores, aquicultores, armadores e pregoeiros do estado do Rio. O Deputado Federal Hugo Leal (PSC-RJ) sugeriu à Ministra a descentralização do atendimento aos pescadores, que hoje acontece na Superintendência Regional do Ministério da Pesca, no Centro do Rio.

– Os pescadores de São João da Barra, Paraty, Angra, têm que perder um dia inteiro de trabalho quando precisam ir à Superintendência. É preciso descentralizar este atendimento – afirmou.

A Ministra disse ser impossível construir delegacias regionais fixas ainda neste ano, mas comprometeu-se a instalar postos provisórios de atendimento em parceria com as prefeituras, começando pelo Município de Macaé, que já havia oferecido estrutura para a instalação do posto.

Sabino também expôs à Ministra reivindicações do setor de Pesca Esportiva , que solicita apoio para a realização do Campeonato Mundial da modalidade no Rio de Janeiro:

– O Brasil é hexacampeão mundial de Pesca Esportiva na modalidade terra-firme, e já foi ofertada a realização da próxima edição do Campeonato Mundial no Rio – explicou Sabino.

– Este é um ponto interessante, mas que não é de competência apenas do meu Ministério. Preciso me reunir com os ministros do Esporte, do Turismo e do Meio Ambiente para avaliar esta questão – ponderou Ideli.

No encontro esteve presente também o Superintendente Regional do Ministério da Pesca no Rio, Jayme Tavares.

Com as informações – O Globo

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta