Petrobras e UFSC iniciam pesquisa em gás natural

0
144

A Petrobras e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) inauguram nesta sexta-feira, 18 de março, os Laboratórios de Pesquisa em Gás Natural, construídos no campus Universitário Trindade da UFSC, em Florianópolis. Com uma área de 806 m², os laboratórios fazem parte da Rede Temática de Gás Natural e receberam um investimento de R$1,5 milhão.

Entre as atividades dos novos laboratórios, destaca-se o desenvolvimento de equipamentos de transferência de calor que proporcionarão maior eficiência energética. Esse projeto faz parte das iniciativas de eficiência energética do Programa Tecnológico para Mitigação de Mudanças Climáticas (Proclima), coordenado pelo Centro de Pesquisas & Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes).

Também serão realizados estudos de ferramentas computacionais inteligentes para aplicação nas atividades industriais de gás natural e serão desenvolvidos equipamentos térmicos para uso por consumidores comerciais e industriais de gás natural, como fornos de cocção de pães utilizando tecnologia de termossifões.

Redes Temáticas

O modelo de Redes Temáticas foi criado pela Petrobras em 2006, voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje há 50 redes operando em parceria com cerca de 110 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil. Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia.

A Petrobras vem investindo cerca de R$ 400 milhões anuais, em média, possibilitando às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse, como petróleo e gás, biocombustíveis e preservação ambiental.

Com as informações – CIMM

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta