Inscrições no CFAQ aumentam em 800% no Piauí

4

A fila foi maior do que dos anos anteriores. O número de candidatos chegou a 1292 inscritos para o Curso de Formação de Aquaviários para ingresso na Marinha Mercante nas categorias de Moço de Convés ou Moço de Máquinas realizado pela Capitania dos Portos do Piauí.

De acordo com a Divisão de Ensino Profissional Marítimo, a procura aumentou em torno de 800%. A inscrição terminou às 11h30 desta terça-feira (22). Paulo Maurício Rodrigues de Souza, Capitão-de-Fragata, disse que isso se deve ao mercado crescente e ao pré-sal. O curso ao qual os inscritos estão concorrendo habilita o profissional a procurar uma empresa de navegação. Ana Avelina disse que pretendia se inscrever com interesse em uma carreira profissional bem sucedida.

Neste primeiro momento os candidatos apresentaram a documentação necessária para se inscrever as próximas etapas serão a prova escrita e depois o teste físico para posterior matrícula dos selecionados.

Com as informações – Portal Costa Norte

Comentário do Colunista – Como se já não bastasse a enorme massa de desempregados gerada pelo CFAQ, agora as inscrições sobem em 800% para o curso. Sei que inscrições nada têm a ver com o número de pessoas que efetivamente farão o curso, uma vez que há um determinado número de vagas estipulado. Mesmo assim, algo deve ser feito imediatamente. Pais de família são iludidos por promessas de emprego fácil e bem remunerado e há casos de colegas que já esperam há mais de dois anos pelo primeiro embarque. Tem que arrumar emprego para todo esse pessoal. Além disso tudo que foi citado, ainda tem o problema da grande frustração que acaba acontecendo depois que o profissional está formado e dá de cara com a  realidade do Mercado de Trabalho.

Por Rodrigo Cintra

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso e de deixar o maritimo muito triste , eu mesmo garaças a Deus consegui um bom emprego hoje estou trabalhando na Maestra, mais o grande problema sao o CTS que estao cada vez mais pequenos e sem MOM eo MOC…

  2. Olá,
    gostaria que fosse enviado como faço pra saber onde e como possa ser feito a inscrição pra os curso de moço de convés.
    Desde já agradecida,
    Obrigado

  3. ola a todos, gostaria de pedir junto a esse site, que pelo que eu li aqui nas outras materias, tem um certo conceito com o ciaga e seu comando geral, que ajudem os mac (marinheiro auxiliar de convés) a conseguir a cambagem de categoria, assim como o moc que e por tempo de serviço, os mac tambem estao querendo essa oportunidade.
    bom, me chamo willian e moro no espirito santo, tenho minha cir de mac desde 1998, graças a deus e amigos sempre que precisei de embarcar eu consegui, ¨”que nao é uma coisa muito facil para o mac”,
    mas esta ficando cada dia mais dificil embarque.
    mas toda a minha experiencia nao esta valendo de nada pois o mac nao tem valor nenhum para a marinha, eles inventam o curso e nao dao continuidade ao curso, e nem uma certa preferencia no curso do CFAQ II, que quando sai a inscriçoes nem a marinha faz uma divulgaçao publica decente e nem os sindicatos informam a os mmaritimos que sao associados as datas de inicio de inscriçao, me parece que eles querem que fique assim mesmo “de baixo dos panos”, só para os peixinhos, filhos e parente deles, eles recente mente disseram que a marinha iria extinguir o curso de mac, mas a poucos dias foram formados novos mac, e nada de curso para os mac que estao ai no mercado de trabalho esperando uma oportunidade para subir na carreira de maritimo, a marinha deveria fazer um curso especial do CFAQ II dedicado a os mac que ja atuaram ou que estao atuando no mercado de trabalho com datas flexiveis para os que estao trabalhando, pois hoje em dia para fazer o curso de moc o mac tem que pedir dispensa da empresa para ficar os 3 meses fazendo curso.
    mas fica ai meu meio pedido meio protesto, e espero que nos mac possamos contar com a ajuda de voces junto a marinha do brasil.
    abraço e meu muito obrigado pela atençao.
    e fico aguardando com fé em deus uma resposta positiva de voces.
    obrigado.

  4. É verdade, sou recém formado no curso cfaq – Moço de convés e para arrumar emprego tá dificil, as empresas sequer respondem meu email, para embarcar tem que ter experiência (Como se sou recém formado?) ou tem quer ter o QI que no meu caso não consigo e esse ano tem mais curso para MOC e como será? que DEUS nos ajudem.

Deixe uma resposta