Senador fala da importância da Indústria Naval

0

Em pronunciamento nesta segunda-feira (28), o Senador Francisco Dornelles (PP-RJ) afirmou que as autoridades políticas e empresariais precisam reconhecer a importância estratégica da indústria naval para o país. Ele elogiou o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Petrobras Transporte, empresa brasileira de logística e transporte de combustíveis.

– Considero animador o apoio que o Governo Federal tem dado à Indústria Naval. É necessário livrar o setor do atraso tecnológico e da estagnação – disse.

De acordo com o senador, o programa vai gerar mais de 200 mil postos de trabalhos até 2014, para a construção de 49 navios, que servirão à cadeia produtiva petrolífera nacional. Para isso, alertou Dornelles, o país precisa de mais investimentos na infraestrutura do setor, além de capacitação profissional para que os projetos sejam tocados de maneira adequada e eficiente.

A construção de 41 dessas embarcações já foi licitada, informou Dornelles, significando investimentos da ordem de R$ 7 bilhões. Também serão economizados cerca de R$ 3 bilhões anuais, gasto referente ao fretamento de embarcações estrangeiras.

– Em um país com oito mil quilômetros de costa, com 40 mil quilômetros de vias interiores navegáveis, e que tem o desafio de montar toda uma logística de transporte para a exploração dos campos do pré-sal, a construção naval deve ser uma atividade das mais dinâmicas – disse Dornelles.

Com esse fortalecimento da indústria naval, afirmou o Senador, a matriz de transportes do Brasil poderá ser equilibrada paulatinamente, já que, atualmente, apenas 13% das cargas são transportadas por hidrovias, enquanto 58% da movimentação fica com as rodovias. O crescimento do transporte aquaviário também trará benefícios ambientais, acrescentou.

Com as informações – Agência Senado

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta