Jean de Nul começa a dragagem em Itajaí

0

As obras de dragagem para ampliar o canal de acesso e bacia de evolução do complexo portuário do Rio Itajaí-Açu para 14 metros iniciaram nesta última sexta-feira, (25).

O aprofundamento deve ser finalizado antes do prazo inicial de 180 dias, devido às características da draga Charles Darwin, da empresa belga Jean de Nul, que é a maior em operação em águas brasileiras.

A draga Charles Darwin tem 223 metros de comprimento, 40 metros de boca e capacidade de 30,5 mil metros cúbicos. A empresa Jean de Nul também utiliza uma segunda draga, de menor porte, para executar os trabalhos nas laterais do rio e em outros pontos onde o equipamento de grande porte não tem acesso.

Em 2009, O Terminal Portuário de Navegantes (Portonave S/A) custeou os estudos de engenharia, meio ambiente e viabilidade técnica-econômica necessários para a obra de dragagem do canal de acesso.

A mudança na profundidade do canal ampliará a capacidade de transporte de carga em até 600 contêineres carregados por navio.

O investimento da União na obra, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), integrando o Programa Nacional de Dragagem (PND), soma R$ 55 milhões.

Com as informações – Economia SC

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta