Maersk encomenda 2 navios sonda à Samsung

0

A Maersk Drilling, subsidiária do grupo dinamarquês AP Möller Maersk, encomendou dois navios sonda para águas ultra profundas por cerca de  US$ 1,3 bilhão à Samsung Heavy Industries of Korea. Os navios estão programados para serem entregues no segundo semestre de 2013 e o contrato inclui uma opção para a construção de mais dois navios do mesmo tipo, segundo informações da Maersk.

” Estamos visualizando um aumento de demanda para as atividades de perfuração em águas profundas e esta tendência vai gerar também um aumento na demanda para águas ultra profundas. A demanda vem aumentando significativamente em lugares como Brasil, Costa Oeste da África e Golfo do México”, declarou Claus Hemmingsen, CEO da Maersk Drilling.

Estes são os primeiros navios sonda da Mersk para águas ultra profundas, complementando a frota já existente de três semi submersíveis aptas a operar neste patamar. Os navios, que terão 228 metros de comprimento, serão aptos a operar em lâminas d’água de até 2650 metros e perfurar poços de mais de 12220 metros, segundo a companhia.

A Maersk Drilling, que tem uma frota com 26 plataformas, declarou no início desse mês que iria retomar a perfuração no Golfo do México e perfurar o primeiro poço desde a parada da perfuração offshore nos Estados Unidos, após o incidente com a Deepwater Horizon no poço de Macondo.

No meio de Fevereiro, a empresa anunciou a encomenda de duas novas plataformas auto elevatórias (jack up) junto ao estaleiro Keppel FELS em Cingapura, por uma quantia de aproximadamente US$ 1,2 bilhão, conforme noticiado pelo Portal Marítimo.

Hemmingsen declarou que a encomena de Fevereiro e agor amais essa reflete a estratégia de cresciento da maersk Drilling em um dos mercados mais atrativos da Indústria do Petróleo.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta