Rapidinhas

0

Bom dia, pessoal. Chegamos com as Rapidinhas nesta manhã destacando a participação da secretaria Especial dos Portos na Intermodal South America. HRT começa as operações na Bacia do Solimões e piratas atacam novamente na costa do Omã. E lá vamos nós!

SEP é destaque em Feira – Um dos destaques do segundo dia da 17ª edição da Intermodal South America, em São Paulo, a mais importante feira de negócios dos setores de logística, transporte de carga e comércio internacional da América Latina, foi a presença do Ministro Leônidas Cristino, da Secretaria de Portos. Ele percorreu a feira e visitou diversos estandes para conversar com empresários e autoridades presentes. Aproveitou também para anunciar que o Governo Federal vai investir, nos próximos quatro anos, cerca de R$ 500 milhões em inteligência logística. “Faremos muitos projetos, mas alguns já estão bem adiantados como o Porto sem Papel e o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP)”, ressaltou o Ministro. Já o Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Pereira Lima, que também nesta quarta-feira (6), na Intermodal, anunciou que a Presidente Dilma Rousseff vai acelerar o processo de implantação de uma política de navegação de cabotagem no País. Para ele, este ainda é um modal pouco utilizado no Brasil e a ajuda do Governo Federal será fundamental para mudar este quadro. “O projeto está em fase de discussões na Casa Civil, mas creio que, ao ser aplicado, vai mostrar resultados em dois ou três anos”, disse Tiago.

HRT vai começar operações no Solimões – A HRT informou, nesta quinta-feira (7/4), que as quatro sondas contratadas para a perfuração de poços exploratórios na Bacia do Solimões já estão no Amazonas. Segundo a petrolífera, a primeira sonda deve iniciar as perfurações ainda neste mês. As demais devem começar o trabalho a partir do mês de maio. A operação de quatro sondas trabalhando ao mesmo tempo na Bacia de Solimões é recorde. A petrolífera, agora, está abrindo uma nova licitação para adquirir, ainda neste ano,  mais três sondas para a região.

Piratas atacam novamente – Um navio pertencente a uma companhia alemã com bandeira de Antígua e Barbuda foi capturado nesta sexta-feira por piratas perto da costa do Omã, anunciou a força naval europeia “Atalanta”. “Na manhã de 8 de abril, o barco ‘Susan K’ foi capturado por piratas no nordeste de Salalah (Omã), a 35 milhas do litoral”, indicou em um comunicado o quartel-general da frota antipirataria da União Europeia. O navio tem dez tripulantes a bordo, sendo quatro ucranianos e seis filipinos, e havia partido de Mumbai (Índia) com destino ao Sudão quando foi atacado por pelo menos dez piratas, segundo a “Atalanta”, que disse não ter notícias da tripulação.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta