Maersk Oil investe em biotecnologia

0

Maersk Oil começa a contribuir em um projeto de pesquisa colaborativa com prazo de quatro anos, que visa aumentar a recuperação de óleo e prolongar as operações no Mar do Norte dinamarquês, usando a biotecnologia para criar soluções eficientes, viáveis e ambientalmente seguras para lidar com os desafios do setor de petróleo e gás.

O projeto denominado “Biotecnologia na recuperação de petróleo” (BioRec) destina-se a responder a perguntas tais como: as bactérias e enzimas podem impulsionar a produção de petróleo no Mar do Norte dinamarquês? A proteína do besouro escandinavo é capaz de ajudar a evitar o processo de congelamento em gasodutos?

O BioRec é um projeto conjunto da indústria que envolve a Maersk Oil, a Fundação Avançada de Tecnologia Dinamarquesa (Højteknologifonden), a empresa de biotecnologia mundial Novozymes, além da companhia de petróleo DONG E & P e três instituições – a Universidade Técnica da Dinamarca, o Instituto Tecnológico Dinamarquês e a Universidade Roskilde.

“É um projeto empolgante que, através dos seus objetivos bem definidos e uma estreita colaboração, tem uma forte chance de alcançar o sucesso”, disse Troels Albrechtsen, diretor de do departamento de Tecnologia e Projetos da Maersk Oil. Três temas serão pesquisados inicialmente pelo projeto:

• Como enzimas e bactérias podem ser usadas em reservatórios de petróleo a fim de aumentar sua produção e sua recuperação.

• Como a corrosão induzida microbiologicamente de gasodutos pode ser interrompido através do combate das bactérias que causam os danos com o uso de outras bactérias ou enzimas.

• Como as proteínas produzidas por peixes de água fria ou besouros escandinavos podem cessar o processo de congelamento ou inibir a formação de gelo dentro de tubulações e poços em gasodutos.

A Maersk Oil, a Novozymes, a DONG E & P e a Højteknologifonden vão contribuir com fundos de investimento, conhecimentos tecnológicos e materiais para as instituições acadêmicas, que por sua vez, realizarão pesquisa sobre vários assuntos pré-definidos a fim de encontrar soluções comercialmente viáveis.

O objetivo final do projeto BioRec é ser tecnicamente capaz de aplicar testes-piloto em reservatórios relevantes no Mar do Norte na região dinamarquesa no final do período de quatro anos, com base nos resultados de sua pesquisa.

Sobre a Maersk Oil

A Maersk Oil é uma empresa internacional de petróleo e gás com nível de produção de cerca de 700.000 barris de óleo equivalente por dia em campos na Dinamarca e no Reino Unido. no Mar do Norte, ao largo do Qatar e no Cazaquistão. As atividades de exploração Maersk Oil estão em curso offshore do Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Angola, Brasil, Golfo do México, EUA, na Groenlândia e Omã (com operações onshore). A Maersk Oil e suas subsidiárias são parte do grupo dinamarquês AP Moller – Maersk Group. Fou criada em 1962, quando foi atribuída uma concessão para exploração e produção de petróleo e gás na Dinamarca.

Com as informações – Renata Branco / Manutenção e Suprimentos

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta