Segura essa – ANP prepara R$28 milhões de multa na Petrobras

0

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) deverá multar a Petrobras e outras petrolíferas que atuam no país como a Shell, a Petrosynergy e a Petrogal por não terem cumprido o percentual de encomendas junto à indústira nacional, fixado nos contratos de concessão A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Diretora da agência, Magda Chambriard, ao explicar que só a Petrobras poderá ser multada em cerca de R$ 28 milhões.

Segundo a diretora, são 70 contratos de concessão referentes à 5ª e 6ª rodada de licitações, cujos indices de compra no país não foram cumpridos, dos quais 44 são da Petrobras.

A diretora explicou que os processos de avaliação desses contratos deverão ser concluídos em maio próximo. A multa da Petrobras poderá ser ainda maior, dependendo da continuidade das investigações. Até o fim de maio as empresas terão respondido a todos os questionamentos sobre os índices de conteúdo local. Os índices oferecidos teriam sido bem superiores em relação às rodadas anteriores.

– Algumas empresas preferiram pagar a multa por um conteúdo nacional que não seriam capazes de cumprir a perder às áreas nos leilões. Agora, estão lamentando a multa – afirmou Magda, após participar de audiência pública sobre minuta do contrato de concessão para as a 11ª Rodada de licitações que deve ocorrer em setembro ou outubro próximos.

Com as informações – Ramona Ordoñez / EXTRA

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta