Terminal da Norsul só depende do IBAMA agora

0

Está nas mãos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o licenciamento ambiental do Terminal Marítimo Mar Azul, da Companhia de Navegação Norsul. É uma nova polêmica em Santa Catarina, depois do estaleiro de Eike Batista, mas desta vez no Município de São Francisco do Sul, na Baía da Babitonga.

Nós últimos meses, a Jornalista Vera Gasparetto vem acompanhando a situação que envolve questões ambientais e portuárias, já que o terminal pretendido disputaria as mesmas cargas do porto público de São Francisco do Sul.

O licenciamento foi parar nas mãos do Ibama por determinação judicial. A assessoria de comunicação do órgão federal confirmou que as análises estão transcorrendo normalmente dentro dos prazos legais.

A Baia da Babitonga possui aproximadamente 160 km², com comprimento máximo de 20 km e cerca 5 km de largura. A região em disputa tem cerca de três quilômetros de largura e é considerada a área mais nobre da baía, devido às características da água e por ser um berçário de peixes, sendo algumas espécies na lista de animais em risco de extinção.

A Ambientalista Ana Paula Cortez informa que o caso está desde 2006 na Justiça Federal de Joinville. Nesta terça-feira (26), o movimento “Babitonga é Vida” fará uma manifestação contra a instalação do terminal.

Com as informações – Porto Gente

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta