Rapidinhas do Portal

0

Transpetro construindo navios, Costa cruzeiros anunciando temporada e acidente no porto de Santos. As rapidinhas tênm de tudo um pouco, para você ficar sempre atualizado com os acontecimentos.

Transpetro inicia construção de bunkers – O estaleiro Superpesa, do Rio de Janeiro, iniciou nesta terça-feira a construção do primeiro dos três navios para abastecer embarcações (conhecidos como “bunkers”) encomendados pela Transpetro pelo valor de 110,5 milhões de reais. Os navios fazem parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que vai adicionar 49 novas embarcações à frota do braço de transporte da Petrobras até 2014. “Com 91,85 metros de comprimento e calado de 4,5 metros, cada navio bunker terá capacidade para armazenar até 4 mil metros cúbicos de óleo combustível e/ou óleo diesel”, informou a Transpetro em um comunicado. O Superpesa, que estreia no Promef, vai utilizar 3,6 mil toneladas de aço nos três navios. As duas primeiras embarcações serão lançadas ao mar em 2012 e a última, em 2013. Com o Promef, a frota da Transpetro até 2014 somará 110 navios, informou a assessoria da empresa.

Costa Cruzeiros anuncia temporada – A Costa Cruzeiros abriu seu circuito de roadshows, que percorrerá 30 cidades brasileiras até 12 de maio. O grupo italiano apresentou as novidades da temporada 2011-2012 que manterá o número de seis navios, sendo três da marca Ibero, ampliando a capacidade de passageiros. “Estamos contentes porque a temporada está aquecida e mantivemos as saídas. O ponto positivo do Rio é a proximidade do Cais do Porto com o aeroporto local, o que possibilita a conexão com outras praças”, acredita o Supervisor Comercial da Costa, Max Santinelli. O Costa Pacífica é a grande novidade da próxima temporada e desembarcará pela primeira vez no Brasil. Com capacidade para 3.780 passageiros, ele é o único navio que tem um estúdio de gravação profissional, para que os hóspedes possam gravar seu próprio CD, além do Samsara Spa e espaço Play Station Word. O navio fará mini cruzeiros com saídas do Rio, Santos e Salvador. Com início das viagens em dezembro, a cruzeirista ainda terá o Fortuna, que além de mini cruzeiros também fará a opção de nove noites na costa argentina, e o Mágica. Ambos possuem capacidade para 3.470 pessoas. Também da marca Costa, a Ibero confirma sua terceira temporada no Brasil com seus três maiores navios: Grand Mistral, Grand Celebration e Grand Holiday. Os roteiros brasileiros de 2011/2012 terão alguns pacotes com passagem inédita por Ubatuba e São Francisco do Sul.

Colisão no Porto de Santos – Um navio carregado com mais de 13 toneladas que saía do Porto de Santos (SP) na manhã de domingo, 24, colidiu em um cais após problemas mecânicos. Por volta das 7 horas, o navio era puxado por rebocadores quando ocorreu uma pane nas máquinas e um problema no leme. O ferro (âncora) e os rebocadores não foram suficientes para freá-lo. O navio estava sob a responsabilidade da Agência Marítima Cargill e tinha bandeira polonesa. O acidente atingiu o Armazém 29, da Citrosuco, entre os cabeços 279 e 281. O trecho tem por volta de 25 metros e permanece interditado. O cais teve pedras da beirada e o calçamento danificados. Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), será feita perícia com mergulhador para apurar se houve danos estruturais nas colunas do cais e se o casco do navio foi danificado em sua parte submersa. A análise será realizada pela Capitania dos Portos de São Paulo, os “famosos” noventa dias.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta