Seminário vai discutir portos e Construção Naval em Rio Grande

0

Nos dias 10 e 11 de junho, Rio Grande sediará o 1º Seminário de Direito, Desenvolvimento Portuário e Construção Naval do Rio Grande. O evento quer discutir os principais problemas que afetam os portos gaúchos e a construção naval, de forma interdisciplinar, nas perspectivas jurídico-política e econômica, a fim de reduzir o grande déficit de maritimidade do litoral portuário sul-americano.

A proposta é contribuir para o desenvolvimento do transporte aquaviário, da atividade portuária gaúcha e da construção naval, sob a perspectiva intermodal e regulatória, por meio da integração das comunidades empresarial (representantes dos setores de transportes, logística, despachantes, portos e construção naval), governamental, advogados, pesquisadores e estudantes universitários.

O evento também oferece propostas de políticas públicas para melhorar o setor, carente de discussões acadêmicas em âmbitos nacionais e regional. Além das discussões no seminário, é intenção contribuir com a capacitação de recursos humanos através de cinco cursos oferecidos. Os cursos são Direito marítimo: Questões políticas, a ser ministrado por Osvaldo Agripino de Castro Júnior; Introdução ao Direito do Trabalho Portuário, com Milene Corrêa Zerek Capraro; O Conselho de Autoridade Portuária e a busca da eficiência, com Wesley O. Collyer; Desembaraço Aduaneiro nas Exportações, com Maxsoel Bastos de Freitas, e Desembaraço Aduaneiro na Importação, com Pedro Francisco Dutra da Silva.

O seminário será realizado no Cidec-Sul/Furg, localizado no Campus Carreiros da universidade rio-grandina, das 8h às 17h30min.

Com as informações – Jornal Agora

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta