Santos Brasil investe pesado e colhe resultados

0

O forte crescimento do comércio exterior, a valorização do real e os investimentos constantes feitos pela Santos Brasil em infraestrutura, tecnologia e gente se refletem nos números de movimentação registrados pela empresa no primeiro trimestre de 2011.

Entre janeiro e março, a soma do volume operado nos terminais da companhia – Tecon Santos (SP), Tecon Imbituba (SC) e Tecon Vila do Conde (PA) – bateu a marca de 226.999 contêineres, o que representou um aumento expressivo de 30,8% na comparação com os três primeiros meses de 2010.

Os indicadores de produtividade da Santos Brasil também cresceram. O Tecon Santos, terminal de contêiner que fica na margem esquerda do Porto de Santos, no Guarujá, operado pela companhia, por exemplo, bateu o seu próprio recorde: passou dos 54 MPH (movimentos por hora), registrados no primeiro trimestre de 2010, para 60 MPH no mesmo período este ano. A meta da companhia para é atingir a marca de 70 MPH até o fim do ano.

No primeiro trimestre de 2011, a movimentação dos contêineres cheios nos três terminais da companhia também apresentou crescimento da ordem de 23,8%. Os contêineres cheios de importação representaram 57% da movimentação de cargas de longo curso nos três primeiros meses de 2011, em relação aos 53% de 2010. O mix de contêineres cheio-vazio registrou 79% de cheios no trimestre.

O volume de contêineres armazenado nos Terminais Portuários operados pela Santos Brasil alcançou 52.187 contêineres, um expressivo aumento de 49,8% em relação ao primeiro trimestre de 2010.

No segmento de Logística, a companhia registrou 15.469 contêineres, armazenados, o que indica crescimento de 4,6% ante ao mesmo período em 2010. Também houve evolução nas operações de armazenagem alfandegada. A Santos Brasil Logística registrou crescimento de 4,6% nos primeiros três meses de 2011, basicamente acompanhando o crescimento das importações no Porto de Santos.

Fonte: Guia Marítimo

Por Carla Oliveira

Deixe uma resposta