Petrobras esclarece incidente em Guará

0

O navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, da Petroserv, que faz o Teste de Longa Duração (TLD) na área de Guará, no bloco exploratório BM-S-9 da Bacia de Santos, começou a produzir no dia 25 de dezembro de 2010. No dia 1º de março deste ano ocorreu uma ruptura na tubulação (Early Production Riser -EPR)  que interliga o navio-plataforma ao poço 1-SPS-55.

No momento dessa ocorrência, o poço ligado a essa tubulação estava fechado para análise e testes, em decorrência de uma perda de posicionamento do navio ocorrida dois dias antes.

Para investigar as causas do problema, foi criada uma comissão técnica. Essa comissão concluiu que a ruptura da tubulação resultou de uma trinca em uma das conexões da tubulação durante a operação de descida da tubulação pela sonda do navio-plataforma.

A Comissão recomendou uma série de ações para garantir a integridade da tubulação, entre as quais uma rigorosa inspeção dos novos tubos, a revisão dos procedimentos de montagem e a monitoração contínua dos esforços envolvidos.

O reinício de operação do Teste de Longa Duração está previsto para os próximos dias.

Por Redação Portal Marítimo

Deixe uma resposta