Quip qualifica soldadores em Rio Grande

72

A falta de mão-de-obra qualificada para a indústria naval em Rio Grande, principalmente de soldadores, e a proposta de aproveitar trabalhadores do Município nas obras de construção de plataformas de petróleo, levaram a Quip S/A a montar uma escolinha de solda.

Em funcionamento na oficina que a empresa utiliza no Estaleiro Rio Grande, a escolinha prepara mão-de-obra para realizar os processos de solda de que ela necessita. Para tanto, a Quip chegou a criar um equipamento que é um simulador de habilidades em solda controlado por computador, que mede a curva de habilidade do trabalhador.

O projeto da escolinha começou a ser colocado em prática em setembro de 2010 e já qualificou soldadores em três ciclos. No primeiro, formaram-se 15 trabalhadores-alunos em 90 dias. Do primeiro para o segundo, foi obtida uma boa evolução – foram capacitados também 15 trabalhadores em menos de 90 dias.

O bom resultado deveu-se principalmente ao simulador, que entrou em funcionamento na metade do primeiro ciclo. Conforme Mauri Finholdt, gestor de construção e montagem da Quip na P-55, esse equipamento mostra se a pessoa tem ou não aptidão para o serviço.

No terceiro ciclo, mais sete funcionários foram formados. “Precisávamos de sete soldadores com urgência. Fizemos um curso intensivo, colocando um instrutor para cada soldador. Seis deles ficaram qualificados em 45 dias e o sétimo em 60”, relatou. Um quarto ciclo vem sendo organizado. Neste, serão capacitados trabalhadores que atuam como ajudantes e que a empresa já percebeu que têm habilidade para solda.

Segundo levantamento feito pela empresa, até o final de fevereiro 204 soldadores atuavam na construção da P-55, dos quais 134 do Rio Grande, 24 de outros municípios do Estado e 46 de outros estados.

E a empresa está contratando mais 60, sendo que parte está em preparação no Senai. Alguns serão trazidos de fora por terceirizadas, mas “o objetivo não é esse e sim o aproveitamento de mão-de-obra local”, segundo Mauri. Na montagem da plataforma são utilizados processos de soldagem Eletrodo Revestido, Arame tubular e TIG.

Norberto Pires da Silva, engenheiro mecânico empresarial formado pela Furg, responsável pela escolinha de solda e pela soldagem das estruturas metálicas na P-55, observa que na escolinha da Quip os ministrantes dos cursos são da área naval, atuam na empresa, e conseguem preparar o soldador para o trabalho que é necessário nas obras de construção de plataformas. Eles se qualificam fazendo soldagem específica para esta área. Os alunos têm aulas teóricas e práticas, sendo que para estas últimas há 15 cabines de solda disponíveis. “Cada trabalhador tem uma cabine para treinar”, observou Finholdt.

Oportunidades

A rio-grandina Simone Pires, 33 anos, foi uma das contempladas do terceiro ciclo. Antes de ir para a Quip, ela trabalhava como soldadora eletrodo, mas não tinha qualificação para atuar na área naval, “em que o salário é melhor”.

Apesar de ter feito curso do Prominp, ao ingressar na Quip, em fevereiro deste ano, precisava se especializar e ingressou no treinamento para soldagem com Arame Tubular. Conforme ela, foi a oportunidade de dar seguimento ao aprendizado e “o início de todo o futuro que espera na área”.

A escolinha também foi a oportunidade para o rio-grandino Leandro Goulart, 31 anos, obter a capacitação necessária para assegurar vaga nas obras de construção da P-55. Ele contou que era pintor industrial e trabalhava no Hospital Universitário (HU) da Furg. Porém, sempre gostou de mecânica e solda. Saiu do trabalho no HU e procurou fazer curso em uma escola privada. No entanto, conseguiu se qualificar realmente ao entrar na escolinha da Quip. “Lá (no curso particular) havia duas máquinas para os alunos treinarem. Aqui, é uma por aluno e ficamos três meses soldando”, destacou.

Ele foi contemplado no terceiro ciclo. Casado, com um filho de cinco anos, Goulart disse estar contente, pois está qualificado, podendo progredir no novo caminho. Maria Cristiani dos Santos Costa, 29 anos, também do Rio Grande, trabalhava como balconista, se sentiu atraída pelo trabalho na área naval, “que é promissora”, e pelo serviço de solda. Fez um curso de soldagem Eletrodo e buscou uma vaga na Quip. Precisava aprimorar seu conhecimento no serviço e foi encaminhada à escolinha de solda, onde “a preparação é mais direta”.

Nela disse ter aprendido a regulagem da máquina, o tipo de material utilizado e de solda a ser feito. “Aprendi a conhecer a solda”. Contratada em fevereiro deste ano, ela já está na frente de trabalho da retroárea do dique seco, onde são complementadas estruturas para a P-55, e quer passar a atuar na montagem da plataforma dentro do dique. “Fiquei contente por a empresa ter acreditado em minha capacidade e me dado essa oportunidade”, frisou.

Com as informações – Carmem Ziebell / Jornal Agora

Por Rodrigo Cintra

72 COMENTÁRIOS

  1. fiz um curso de soldador senai em arauccaria parana e trabalhei 06 meses de ajudante de soldador gostaria de uma oportunidade na (quip),hoje estou na cidade de rio grande.rs. obrigada!!!!
    katia batista de .s. queiroz

  2. Tenho muita vontade de fazer um curso de solda mas nao tenho recursos para isso tenho disponibilidade para viajar .gostaria de uma oportunidade.

  3. Aqui na minha cidade, o Senai, por enquanto não tem previsto curso de soldador.
    Gostaria muito de fazer este curso na Quip.
    Moro em Santana do Livramento, e tenho disponibilidade para viajar e me fixar em Rio Grande.

  4. eu conclui o curso de soldador no senai em 2004 tenho muita vontade de trabalhar nesta area.
    agora estou prestes a fazer o curso de inspetor de solda,voces da quip terião alguma coisa para me oferecer!!!
    quando eu me formar um inspetor de solda qual a chance de conseguir trabalho na quip????

  5. bom dia,eu trabalho com solda a mais de 8 anos, e gostaria de uma opurtunidade no porto de rio grande,tenho curso de solda,mig mag,tig e eletrodo revetido,estou no aguardo e pronto para trabalhar.
    valeu obg.

  6. ola
    tenho experiencia na área petroquímica
    e tenho experiencia não comprovada no processo tig
    gostaria muito de uma oportunidade;sou de sapucaia do sul
    e tenho disponibilidade pra viagens.
    atenciosamente les agradesso..

    • olá sou soldador estou residindo em caxias do sul tenho cursos de solda de mig-mag,tig, os dois pelo senai tenho mais experincia na tig inox,aço carbono ,e aluminio ja trabalheicom montagem mecanica,gostaria d saber c tem possibilidade de eu conseguir trabalho ai na quip.desde ja obrigado.

  7. legal adorei saber desse novo modo de aprender, gostaria muito de participar, estou fazendo o curso de soldador de estrutura pela aldeia e seria interessante participar de um projeto como esse!! trabalhei na p53 e fazia rondas nas proximidades da escolinha de solda e achava muito interessante por esse motivo resolvi fazer o curso de soldador de estrutura,teria como eu participar desse projeto? pois ficaria melhor qualificado para o mercado de trabalho,parabéns para Quip e para o responsavel pelo projeto!!!!

  8. oi bom dia tenho curso de soldagem tig mig e eletrodo revestido mas nunca trabalhei na area, gostaria muito de ter uma oportunidade na quip!!!!

  9. A principal informacao que nao consta do texto, foi que o criador do equipamento, idealizador da escolinha para a formacao de soldadores e a pessoa que brigou para que sua ideia fosse apoiada pela diretoria da Quip, e que ainda briga por ela eh o Engenheiro Wlaudyr A. Negri. Parabens pelo seu entusiasmo e sua visao que vai alem da empresarial. Consciencia social. Temos orgulho de voce.
    Sheila Negri

  10. OLÁ GOSTARIA DE TER UMA OPORTUNIDADE NA QUIP, TENHO CURSO DE ELETRODO REVESTIDO, MAG E DOIS CURSOS DE TIG, MORO EM RIO GRANDE, NÃO TENHU MUITA ESPERIÊNCIA MAS APRENDO RAPIDO, ESTOU PRECISANDO MUITO MEU TELEFONE PARA CONTATO É 84179136 E EMAIL WILLIAMMARQUES93@GMAIL.COM. AGRADEÇO A COMPREENÇÃO.

  11. oi boa noite eu yenho interesse de faser o curso de soda mas nao tenho recurso o quip tem como me oferecer moro em rio grande e tenho 35 anos e ensino completo e muita vontade de trabalhar.obrigado ,,,paulo

  12. Bom dia, moro em Pelotas e gostaria de trabalha com vocês, oque eu tenho que fazer pra isso ser possível, quero fazer um curso de solda que me coloque direto no mercado de trabalho, não tem problema se o curso for ai em Rio Grande.
    Att: Jeffeson Lara.

  13. sou soldador eletrico, já trabalhei em aréa da petrobras como ajudante de tubulação,na montagem de usina de biodisel. lá foi onde eu aprimorei meu portencial para ser soldador. trabalho com soldas pesadas. de tubulação de chaparia, de estrutura metalica. peso uma oportunidade, para mostra meu portecial.

  14. Parabéns pela iniciativa o projeto visa qualificar e profissionalizar pessoas para ingressar no mercado de trabalho que cresce no Pais. Assim tornando-se meio rentável para famílias contribuindo com o desenvolvimento da região. Com a intenção em trabalhar na área estou realizando o curso de soldador na exattus mas sabendo da escolinha logo me interessei se assim for possível desejo realizar o projeto. Desde já agradeço
    Ass: Paulo farias

  15. eu quero faser o curso mas ñ achei nem o inderesso nen o tel para contato como fasso para faser o curso ñ importa o valor quero faser o curso obrigada

  16. ola; galera meu nome eder já trabalhei na area de montagen ind,como ajudande,,,dai eu fiquei dando uns pontinhos de solda elétrica lá,,,as programadas os anuncios dizem q falta mao de obra qualificada mais,ja fiz o curso de solda eletrica e tig mais nao arrumo emprego na area isso hé uma barca furada…………..

  17. Meu nome é Eduardo de deus de lima.residuo em garibalde sou soldador mig mag .trabalho em uma industria metalurgica .tenho experiencia com arame turbolar e queria uma oportunidade de trabalhar na quip para me especializar mais na área e crescer proficionalmente .desde ja obrigado!

  18. FIZ UM CURSO DE SOLDADOR ELETRODO REVESTIDO E ARAME TUBULAR PELO CETRIN MAS NÃO CONSEGUI OPORTUNIDADE DE EXERCER A PROFISSÃO GOSTARIA DE ENTRAR NA ESCOLINHA DA QUIP PARA ME QUALIFICAR.

  19. oi,meu nome e juliana,moro na cidade de pelotas e em janeiro de 2012 acabei um curso básico de solda,eletrodo revestido,mig e mag e tig,gostaria muito de aperfeiçoar meu aprendizado na escolinha da QUIP e assim me qualificando para atuar no estaleiro em rio grande. pois queria mto fazer parte dessa equipe.gostaria de saber onde posso deixar meu curriculum.

  20. OLA, SOU SOLDADOR TENHO 21 ANOS E TENHO CURSO DE SOLDA NO PROÇESSO ELETRODO REVESTIDO E MIG MAG ESTOU RESIDINDO EM PELOTAS RS MEU NOME E DIOBERDAN PINTO VARGAS

  21. sou soldador eletrodo revestido a 3 anos trabalhei fazendo carretinhas ea 7 meses estruturas metálicas tenho certificado do curso e sou muito dedicado a area pois sempre q posso tento aprofundar mas e mas meus conhcimentos pois para mim nao ah uma área melhor q essa.

  22. oi meu nome é pamela munhoz fiz um curso de eletrica naval no cenai e tamben estou a procura de uma oportunidade gostaria de fazer parte de enpresa.tenho disponibilidade de horario e força de vontade.

  23. boa noite, tenho curso de solda com eletroudo, mig mag, tig,pelo senai e experiencia gostaria de saber como fazer parte desta equipe para trabalhar pois no momento estou desempregado, com dois filhos, uma menina de 9 nos e um menino de 8 o que eu pesso é só uma chance para que eu possa trabalhar e garantir o futoro de meus filhos e familia. tenho 32 anos e moro em IMBITUBA SC uma cidade que no momento nao te ofereçe nenhuma oportunidade de trabalho.
    realmente nao sei o que fazer estou desesperado , o que pesso e apenas um trabaho desde já muito obrigado a todos e fiquem com DEUS………..

  24. ola sou a helena e gostaria de uma oportunidade no quadro de funcionarios da Quip atualmente estou fazendo o curço de soldador de tubulaçaõ no senai . tenho garra determinação e vontade de creser dentro de uma grande empresa ; pois sou riograndina nativa e estou muito contente com o cresimento de nossa cidade. . .

  25. Estou fazendo um curso de soldador tig e gostaria de saber como ter uma oportunidade de fazer parte do quadro de funcionários da Quip Rio Grande o que faço?

  26. tenho dois corsos qualificados de solda, um pelo SENAI e o outro pala UCS (Universidade de Caxias do Sul) , curso e ponte rolante e talha pela ASSETRE ( Acessória e treinamento em segurança do trabalho), tenho mais cursos LID, Metrologia, PGQP entre outros , gostaria de fazer parte do quadro de funcionàrios do Estaleiro, como que eu foço, desde já agradeço se for atendido

  27. E muito bom saber k a impresa esta a ajudar muita jente,alem do pao k da a muitas familias.ajuda bastante tambem na formacao de muitos atraveis do curso de soldagem,essas pessoas formadas ajudarao muito no que concerna ao desenvolvimento do pais.muito obrigado.

    • Ola conclui meu curso de solda no senai a algum tempo e gostaria de saber se a vagas para mim exercer a profissão pois não quero ficar muito empo fora da ativa obrigada pela atenção.
      Atenciosamente: Angelita coelho

  28. Tenho o curso de solda em tig e eletrodo revestido , gostaria de uma oportunidade , experiencia em carteira , tenho disponibilidade para trabalhar fora do estado .

  29. Sou soldador formado no SENAI de Cachoeira do Sul, e tenho esperiencia de 1 ano e 6 meses, atualmente estou em Curitiba – PR, mas quero voltar para o Rio Grande do Sul, aguardo resposta…

  30. Ola fiz curso de soldagem industrial(smaw,gmaw),pela escola oxix (80hs)gostaria de uma oportunidade de emprego.obrigado.

  31. estou concluido meu curso de solda tig no senai , tenho alguma chance te trabalha na equip . moro em canoas mais não teria nem um poblema em morar em rio grade

  32. gostaria de saber quais as condiçoes que eu teria para trabalhar na plataforma em rio grande? sou serralheiro e soldador mais nao possuo certificados pois ja trabalho como autonomo ha 15anos e queria obter uma oportunidade de fazer os cursos de qualificaçao para parte do quadro de funcionarios nas plataformas de rio grande!! obrigado pela atensao

Deixe uma resposta