Balança Comercial – Em três meses, Petrobras vai do positivo ao negativo

0

A balança comercial da Petrobrás saiu do positivo para o negativo no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O saldo foi negativo em 38 mil barris por dia, ante um saldo positivo de 126 mil barris por dia nos três primeiros meses de 2010.

O volume de derivados importados atingiu 684 mil barris por dia nos três primeiros meses de 2011 ante 621 mil bpd no mesmo período do ano passado, um aumento de 10%. Já o volume exportado foi de 646 mil bpd ante 747 mil bpd no primeiro trimestre de 2010, queda de 14%. Em relação ao quarto trimestre de 2010, houve aumento de 49% das importações e queda de 2% nas exportações.

De acordo com a Petrobrás, no primeiro trimestre de 2011, houve aumento na importação de petróleo devido à necessidade de recomposição de estoque e também de processamento de uma cesta de óleo mais leve na Replan, devido à parada de um duto que escoa a produção de óleos mais “pesados”, como óleo combustível e gasóleo. Além disso, as importações de derivados aumentaram 2% no período como reflexo do crescimento na demanda, com destaque para o óleo diesel. Segundo a estatal o saldo financeiro ficou negativo em US$ 656 milhões.

Com as informações – Agência Estado

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta