Macaé fortalece relações com Noruega e França

0

A capital nacional do petróleo – Macaé, sétima cidade do país na evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do setor de energia – e o sétimo maior exportador de petróleo do mundo, a Noruega, onde a indústria do petróleo representa um quarto do PIB, fortalecem nesta semana a relação econômica. Os poderes Executivo, Legislativo e a iniciativa privada de Macaé formaram uma comitiva para Missão Comercial e Tecnológica do Setor de Petróleo, Gás e Naval, na Noruega e também na França, a quinta maior economia do mundo.

O Prefeito Riverton Mussi, o Presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega, o Subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, o Vereador Antônio Franco e o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acim), Marcelo Reid integram a comitiva. A Câmara autorizou a viagem do Prefeito até quinta-feira (2) e a Vice-Prefeita Marilena Garcia (PT) assumiu o cargo de Chefe do Executivo nesta quarta-feira (25).

– A Noruega e a França vão participar da Brasil Offshore, em Macaé, onde todo o setor petrolífero mundial estará reunido para discutir as novas tecnologias de exploração e produção de petróleo e as oportunidades do setor. Nossa viagem visa a troca de experiências na indústria naval e de energia para expandir a transferência de tecnologia do petróleo para a cidade, o que garantirá base para a economia do município no futuro. O fortalecimento da relação bilateral é importante para estruturar ações como a busca por indústrias para Macaé, porque existe o interesse de várias empresas do setor de se instalarem ou ampliarem suas instalações no Brasil. E Macaé é a potência ideal para esses investimentos – disse o Prefeito.

O Presidente do Fumdec, Francisco Navega, informou que na Noruega, a comitiva participa da Nor-Shipping 2011, que também tem a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no campo do Projeto de Inserção à Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME). A Nor-Shipping é o principal fórum para a indústria marítima global, acontece a cada dois anos e reúne cerca de 50 países.

Além disso, a delegação visitará instituições tecnológicas e participará de conferências com investidores. “Na França, vamos conhecer o porto mais importante do país em um momento histórico para Macaé, porque estamos trabalhando para a construção de um novo porto. A ideia é implantar até 2014 um complexo industrial de logística integrado, para atender não só o crescimento da indústria offshore, mas também para a movimentação de cargas”, afirmou Navega.

Com as informações – Prefeitura de Macaé

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta