Pré-sal – Mercadante teme que Brasil se acomode

0

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante (PT), avaliou na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, que o País corre o risco de se acomodar na condição de exportador  de commodities com a iminência de exploração do petróleo descoberto na camada do pré-sal.

O Ministro defendeu que o Brasil invista os recursos oriundos do petróleo em educação e no fortalecimento das indústrias de transformação. “O Brasil corre este sério risco de se acomodar, achar que um balanço bom em alguns setores da economia basta”, disse.

Mercadante palestrou no seminário “Brasil do Diálogo, da Produção e do Emprego, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e centrais sindicais. Dutante 30 minutos, o Ministro fez uma exposição sobre os números da balança comercial do País e seu investimento em tecnologia e inovação, historicamente baixo. O Ministro colocou como “maior desafio estrutural do País” a baixa qualidade e acesso à educação. “Educação, Ciência e Tecnologia são nossas maiores desvantagens estruturais”, declarou.

Outro dos problemas apontados pelo Ministro foi o que chamou de “uma atitude passiva em relação ao investimento estrangeiro. “Temos que exigir que o investimento externo no Brasil seja com transferência de tecnologia e com parcerias com a indústria nacional em pesquisa e desenvolvimento”, disse. Os empregos de alta qualidade oferecidos por empregos na indústria de transformação. “Não adianta ter montadora se não tiver autopeças”, disse.

Com as informações – Hermano Freitas / Terra

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta