Schlumberger inova na perfuração

0

A Schlumberger está implantando no Brasil a primeira ferramenta de perfuração para poços horizontais que pode ler os limites do reservatório em tempo real. O equipamento tem um alcance de até 100 pés de profundidade e poderá ser aplicado no primeiro poço horizontal do pré-sal, previsto para 2012, no campo de Lula.

Ao contrário das ferramentas de perfuração convencionais, a nova tecnologia permite o posicionamento do poço horizontal a partir de informações captadas de dentro do reservatório. “Quanto mais fino for o reservatório mais difícil será se manter dentro dele durante toda a perfuração”, explicou a presidente da Schlumberger, Ana Zambelli.

As informações do reservatório são lidas através de receptores e emissores distribuídos ao longo da ferramenta. O maior benefício é a possibilidade de aumentar a recuperação do reservatório. “Quanto mais tempo o poço fica no reservatório, maior a é produtividade do poço” argumentou Zambelli, que não descartou o uso no pré-sal.

Zambelli participou no último dia 26 de almoço-palestra na Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), sobre o tema “Desenvolvendo tecnologias para os desafios da indústria de Óleo e Gás no Brasil – da perspectiva companhia de serviços”.

Com as informações – Ricardo Vigliano / Energia Hoje

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta