Começou a construção dos cascos da Petrobras em Rio Grande

7

Um ato simbólico, nesta semana que passou, deu início à construção em série dos oito cascos para plataformas oceânicas no polo naval de Rio Grande. A Ecovix, braço da Engevix responsável pelas construções oceânicas, realizou a primeira solda no casco da plataforma P-66.

O gesto marca o início das obras dos cascos a serem montados pela empresa no dique seco. Os investimentos passam dos R$ 4,8 bilhões. Cerca de 5,8 mil empregos diretos serão gerados, além de mais de 17 mil indiretos. Até o segundo semestre de 2013, o primeiro casco deve ser entregue. Mais de 31,4 mil chapas e 5,9 mil toneladas de perfis já chegaram ao porto de Rio Grande.

Cada um dos oito cascos, com calado de 23,2 metros, terá 288 metros de comprimento. Depois de pronta, a plataforma terá capacidade para acomodar 110 trabalhadores. A montagem final _ integração dos cascos com os módulos _ será alvo de nova licitação da Petrobras.

Por enquanto, a Ecovix é responsável apenas pelos cascos. O primeiro deverá servir de base para a P-66. A Engevix também construirá em Rio Grande os cascos das plataformas P-67, P-68, P-69, P-70, P-71, P-72 e P-73, todas do tipo FPSO (em inglês, Floating, Production, Storage and Offloading, ou unidade flutuante de armazenamento e transferência) e destinadas à produção de petróleo e gás na camada pré-sal da Bacia de Santos. O investimento total é de US$ 3 bilhões.

Saiba mais – As dimensões da futura P-66

Comprimento: 288 m

Calado: 23,2 metros

Acomodações: 110 pessoas

Peso de aço do casco: 40 mil toneladas

Capacidade: 150 mil barris por dia de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia

Previsão de entrega: segundo semestre de 2013

Com as informações – RBS

Por Rodrigo Cintra

7 COMENTÁRIOS

  1. Sou natural de Rio Grande, maritimo Marinheiro Nacional de Convés(MNC) gostaria de saber se haverá contratação na área maritima,tenho experiência comprovada. Aguardo resposta. Obrigado, um abraço!

  2. gostaria de trabalhar na engevix moro em rio grande …
    já trabalhei na p 53 . e agora na 63 já duas vezes pela empresa cse
    e uma pela sória e lucas
    como auxilhar estou estudando no segundo grau e pretendo fazer administração de empresas no futuro ,,,
    clau_amorim1967@hotmail.com

Deixe uma resposta