Petrobras lança programa de financiamento de fornecedores

0

A Petrobras lançou oficialmente nesta segunda-feira (6/6), na sede da Companhia, no Rio de Janeiro, o Programa Progredir, que viabiliza de forma ágil e padronizada a oferta de crédito em volume e condições competitivas para todas as empresas que integram a cadeia de fornecedores da Petrobras. A estimativa é que o custo de captação dos fornecedores caia, em média, 20%.

Com foco no crescimento sustentável da cadeia de fornecedores, a iniciativa, desenvolvida em parceria com os seis maiores bancos de varejo do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Santander) e com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), conta com o apoio da indústria e de suas entidades de classe.

A fase piloto do programa, que é complementar a outras ações da Companhia voltadas para o fortalecimento de sua cadeia produtiva, foi implantada em setembro de 2010. Nesta primeira etapa, 15 empresas obtiveram financiamento junto aos bancos por meio da iniciativa, com volume total de R$ 137 milhões.

Conceito geral – O programa está baseado na criação de um ambiente favorável para a concessão de crédito, lastreado nos recebíveis ainda não performados (serviços ou equipamentos a serem prestados ou entregues) em cada um dos contratos firmados entre os participantes da cadeia. Assim, qualquer fornecedor que participe dessa cadeia está, em princípio, apto a integrar o Progredir e poderá antecipar uma parcela dos seus recebíveis por meio dos bancos integrantes do programa. O crédito não envolve recursos da Petrobras.

Para melhorar as condições financeiras e de risco, a Petrobras é o elemento âncora do Programa Progredir, contribuindo com toda a cadeia produtiva da Companhia, ao transferir aos participantes sua melhor percepção de crédito junto ao mercado. Dessa forma, a utilização dos recebíveis gerados pela Companhia proverá maior suporte e garantia à concessão de crédito não performado para toda a sua cadeia de fornecimento, promovendo o acesso a estes recursos de forma rápida e em volume que garanta maior robustez financeira aos fornecedores.

Acesso simplificado – Atualmente, as pequenas e médias empresas brasileiras enfrentam dificuldades para a obtenção de financiamentos lastreados em seus recebíveis não performados. Um dos principais impedimentos é a falta de informações confiáveis sobre o histórico do desempenho de cada empresa fornecedora. Com isso, cria-se uma situação de incerteza que impossibilita a avaliação dos bancos sobre quais são seus reais riscos para adiantarem recursos baseados na expectativa de desempenho do credor.

Outra questão que aumenta significativamente o risco percebido pelos bancos é a situação de inadimplência do comprador. Como forma de mitigar esses dois entraves, o programa conta com mecanismos de garantia desenvolvidos especialmente para o Progredir, além do Portal Progredir, que irá armazenar as informações sobre os contratos de fornecimento e financiamento e os dados individuais de desempenho de cada fornecedor, possibilitando que os bancos acessem o histórico destes fornecedores.

Por Redação Portal Marítimo

Deixe uma resposta