ANTAQ debate a modelagem portuária para Santos

0

O Gerente de Portos Públicos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Jair Campos Galvão e a chefe da unidade da agência em São Paulo Nanci Fontenelle participaram, nesta quarta-feira, em Santos, de reunião do grupo de trabalho que debaterá a modelagem portuária para a movimentação do contêiner de cabotagem no Porto de Santos. O convite foi feito pela a convite da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). 

O grupo pretende estudar medidas que melhorem a configuração do complexo, a fim de adequá-las às operações de contêiner dos transportes de cabotagem.  

Os participantes discutiram questões relativas a custos, burocracia e constrangimentos operacionais que envolveram a demanda superior a 4 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), em 2010, bem acima da movimentação total de 1,2 milhões de TEUs, em 2009.  

A discussão também levou em conta os novos atores em transportes, o aumento relevante da movimentação de contêiner de cabotagem e os ganhos de produtividade relacionados ao porto concentrador.  

Participaram da reunião segmentos que regulam, exploram, desenvolvem e fomentam modelos das operações desse sistema de transportes. Entre eles, estão representantes de administrações portuárias, CAPs, agências reguladores, SEP, Ministérios dos Transportes e da Fazenda, Petrobras, sindicatos do setor, associações de usuários, universidades e bancos de fomento.

Com as informações – A Tribuna

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta