Bagunçou de vez – Noble qualifica Motormans como Oficiais de Máquinas

14

Hoje fui surpreendido por um colega aqui em Macaé com esta notícia e não acreditei. O pior é que isso é verdade… Pois é, pessoal. A Noble mais uma vez com suas práticas estranhas.

Agora Motorman, que nem marítimo é, tem em seu contra cheque, no campo “Função”, os seguintes dizeres: “Oficial de Máquinas”. Tudo para safar a empresa. Está lá escrito, não é boato não. A coisa está documentada.

O RH da empresa foi questionado a respeito disso e a resposta foi simplesmente que Oficial de Máquinas e Oficial de Quarto de Máquinas são coisas diferentes. Esta foi a orelhada mor do ano.

Eu fico me perguntando de quais mentes brilhantes saem estas coisas, sinceramente.

Pior é a Marinha do Brasil, que não fiscaliza de perto e provavelmente não sabe destas práticas do “submundo offshore”.

Quero ver agora como fica.

Mesmo que nada seja feito a respeito, fica aqui o alerta para todos os leitores do Portal Marítimo.

Aposto minha Carta de Competência de Oficial de Máquinas, tirada com suor, muito suor, que o próximo passo é uma enxurrada de Cartas da Libéria, Bahamas etc…

Vamos ver.

Vergonhoso isso.

Não tem nem por que escrever mais, pois eu acho que o principal já foi dito.

Por Rodrigo Cintra

14 COMENTÁRIOS

  1. Cintra,

    Notícia extremamente relevante,e não é necessário dizer mais nada como você disse porque só existe uma coisa a ser feita : Fiscalização! E cumprimento da Lei sem nenhum espaço para dicotomias.

    Sds.

  2. Sabe,
    Nao ha justificativa diferente pra esta atitude da Noble do que um total desespero por profissionais qualificados. E por nao ser uma empresa atrativa por diversos motivos, os Maquinistas fogem de la.
    O que posso dizer eh que nao justifica essa atitude ilegal!

    Resumindo, que vergonha!

  3. Enquanto isso, para nós, marítimos e Oficiais de Máquinas de berço, para emitir uma simples etiqueta, são cobrados todos os documentos que você já segurou em tempo de vida….e ainda temos que aguentar a demora. Excelente notícia para divulgar mas fica aqui minha decepção com essas empresas que não se valorizam e nem ao profissional que tem. Depois o pobre coitado do motorman quer ir para outra empresa se dizendo oficial sem nem possuir o 1031.(se é que ele sabe o que eh isso?)

  4. Eu sempre fui a favor da ascenção de carreira pro cara que se dedica e vem crescendo, ser cavuca e por mérito se tornar oficial é muito honroso, agora ser promovido a toque de caixa é ilegal, acho que deve estar acontecendo ,algum equivoco, alguém já ligou pra DPC ? assim realmente a coisa vai pro brejo. E u sei que nas empresas terráquias existe o primeiro oficial pintor, primeiro oficial mecânico, oficial de manutenção, são algumas nomenclaturas usadas mas , Oficial de Máquinas não é apelido é Categoria.
    Tá pegando forte e claro.

  5. Trabalho na Noble e confirmo isso. Só uma correçao pra voces porque eles já mudasram o contracheque do pessoal q tava neesa situassão e agora tamos como Mecanico mas eu recebi por quase um ano meu contracheque escrito oficial de maquinas. O q é esse DPC 1031? A gente ainda ressebeu uns papéis da Libéria mas nem era pra engenheiro. O papel era pra motorman. Deram uma carteira de embarque pra gente e uma carta do capitão pra gente ir na marinha pedir a carteira brasileira mais a resposta do responsavel da marinha na praça 15 foi que nao podia e q aquela carteira nao serve nem pra limpar a bunda. Ele usou ezatamente essas palavras. Foi um dos maiores costrangimentos que passeoi na minha vida. Outra coisa errada é q aqui o mecanico da maquina e o rig tambem ganha mais q o terceiro. Eu acho errado de repente nao é errado mais é o que eu acho.

  6. Eu acho que cabe também a cada um de nós, quando embarcado em navios que cometem esses absurdos, fazer denúncias à Capitania dos Portos. Pode ser que alguma coisa adiante, né.

  7. Caros amigos….nada demais em se tratando de uma empresa que em 1999 foi se apresentar no CIAGA ao corpo de alunos e nos convidou para ser guindasteiros a bordo dos barcos deles!!!!! Arregooooooooooooooooooooooooooo

  8. MOTORMAN MECÂNICO VALE TUDO !!!! QUANDO TEM INSPEÇÃO DA MARINHA E SO CHAMAR DE OUTRAS EMBARCAÇÕES OU DA COOPENAVEM !!! E FICA POR ISSO MESMO !!!!!!

  9. NO MEU PONTO DE VISTA,NÃO VEJO NENHUM PROBLEMA AS EMPRESAS QUALIFICAREM SEUS PROFISSIONAIS TÍTULO ACIMA,DESDE QUE OS MESMOS,COMPROVEM ESTAS COMPETÊNCIAS,HAJA VISTO QUE NEM SEMPRE QUEM POSSUI O TÍTULO,É CAPAZ DE EXECUTAR,DAR ORDENS OU ESTAR A BÓRDO.
    PENA QUE EU NÃO SOU MOTORMAN E NÃO ESTOU NA NOBLE.

    • É claro que há problema. Há uma lei, há a necessidade da certificação. Não basta querer, Marcus. Tem que ser certificado. Se der um problema, quem é que vai responder pelo mesmo?. A Noble não fez isso porque os profissionais são competentes, mas sim porque estava “na onça”. Querer subir, todos DEVEM querer, o que não pode é querer subir a qualquer custo ou de qualquer maneira. E deixo bem claro que a culpa não é dos profissionais. O grande problema que levantamos aqui é a irresponsabilidade da empresa. Pelo seu enderço de e mail vc deve ser Marinheiro de Convés. Vamos fazer o seguinte: se sua empresa hoje simplesmente “declarar” que você é um Oficial de Náutica, você se julga preparado para assumir todas as atribuições do mesmo, desde a navegação, passando pelo planejamento de carga, cálculos de estabilidade da embarcação, parte administrativa etc… reflita que você vai ver que não é bem assim. Se você desejar, tem que cumprir os tempos necessários, ir cursando, até que esteja apto ao ACON, para então finalmente ser um Oficial de Náutica.

  10. sou mais minha carta de marinheiro de maquinas que a sua de oficial feito em escola.a bordo sou mais eu que muitos segundos de maquinas feitos nas coxas.tá com medo de perder sua vaga pra nós é.?

  11. Roberto, vc nem tem carta, porque é Marinheiro, entendeu? vc tem uma etiqueta na sua CIR.
    Pilota o seu lambaio, carrega as ferramentas de um lado pro outro e sonda seus tanques que já vai estar de bom tamanho. Fiz isso por muitos anos, cumpri tudo o que me pediram pra cumprir, peguei meu tempo e hoje eu sou 2OM. Eu ralei pra isso. Os novatos agora chegam simplesmente com essa de parir uma carta de oficial?
    E digo mais, tem muito ACOM que me envergonha. Se fazendo o curso já dá problema imagina sem?
    Uns nasceram para carregar o piano, outros pra tocar.
    Eu carreguei enquanto precisei, pois um dia queria tocar esse piano.
    Tem profissional bom e ruim de todas as origens.
    Com esse pensamento vc vai carregar o piano por muito tempo ainda.
    Ah, e enquanto vc se achar o safinho, eu vou continuar ganhando mais do que vc.

  12. Sou MARINHEIRO DE MAQUINAS e trabalho à 18 anos offshore, ns, ss rebocadores fpso etc…
    Meus caros a minha opinião é o seguinte, existe diferença entre o oficial de maquinas e um motorman marinheiro de maquinas, os caras são melhores preparados sim. São poucos os casos de encontrarem um oficial despreparado, eu já encontrei e mesmo assim ajudei o mesmo. Logo em seguida ele estava muito bom. Pessoal vale o que esta escrito. Os caras ralaram 04 ou 03 anos na escola, não foi atoa.

Deixe uma resposta