Falta de pessoal qualificado prejudica petroleiras no Amazonas

1

No Amazonas, a Petrobras estruturou um convênio junto ao Sebrae, com o objetivo de promover a inserção competitiva e sustentável das micro e pequenas empresas locais na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia. A falta de capacitação e qualificação da mão de obra afeta as empresas que fornecem serviços para as companhias exploradoras de gás e óleo no Estado.

“As empresas locais precisam estar atualizadas quanto ao mercado e às exigências das companhias. Precisam se preparar, adquirir conhecimentos, alcançar as certificações necessárias para não perder as oportunidades”, afirma o Diretor da Parente Andrade, empresa que possui a maior carteira de serviços da Petrobras, André Storino.

Para o Gerente da HRT, Eduardo Freitas,  há muita carência na área de locação de equipamentos como tratores e máquinas específicas para o setor, além da demanda por balsas e outros equipamentos.  

No Amazonas, a Petrobras estruturou um convênio junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de promover a inserção competitiva e sustentável das micro e pequenas empresas locais na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia. A meta do convênio é adequar a base de fornecedores e estimular os processos locais de desenvolvimento na área de influência da Refinaria Isaac Sabbá (Reman).

Para discutir os desafios comuns e as oportunidades de negócios, a Rede Petro Brasil, formada pelo agrupamento de 25 micro e pequenas empresas fornecedoras de bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo, gás natural e energia, vai realizar, em Manaus, a PetroNor 2011, com o tema Petróleo na Amazônia: ‘Desafios e Oportunidades de Negócio’.

O evento está marcado para os dias 14 e 15 de julho, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. As duas edições anteriores, ocorridas em 2009 e 2010, foram sediadas na Bahia e em Sergipe.

Com as informações – Beatriz Gomes / D24 Amazonas

Por Rodrigo Cintra

1 COMENTÁRIO

  1. eu acho que nao tenhe muito homem qualificado pois eu so umo deles sou plantaformista mecanico de sonda fui da trasnpetro tenho todos curso da marinha e sou de marinha mercante agardo resposta

Deixe uma resposta